
No Clube de Idosos de Boa Esperança do Iguaçu aconteceu, dia 8 de maio, um dia de campo sobre conservação de solos e água,, com a participação de 104 pessoas. As informações foram repassadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e UTFPR, campus de Dois Vizinhos, realizaram a Tarde de Campo de Conservação do Solo e Água.
O prefeito Givanildo Trumi (PP), o vice-prefeito Antonio Bianchini (PSD)e o secretário municipal de Agricultura, Emerson Paladini, agradeceram todos os produtores rurais pela presença, da equipe da UTFPR e os acadêmicos e a equipe do município que organizou o evento.
Na equipe da UTFPR, prestigiaram o encontro o coordenador do curso de Agronomia, professor Almir Antonio Gnoatto, professores Carlos Alberto Casali e Paulo Cesar Conceição, que são coordenadores do Projeto de Extensão Solo e Água, além de outros professores que atuam na área e acadêmicos do curso de Agronomia e outros cursos.
Participaram também lideranças políticas, diretores regionais do IDR, de cooperativas de crédito e outros parceiros.
Após o credenciamento e as falas dos convidados, o professor Carlos Albertocomandou a palestra “Mais terraços, menos erosão: conservação do solo e água nas lavouras”, e o professor Paulo Cesar ministrou a palestra “Promovendo agricultura conservacionista com plantas de cobertura”.
Na sequencia, a parte prática de terraceamento foi realizada na propriedade de Nelci Aquiles Biavatti (em memoria) e dona Elza. A família foi representada pelos genros Lauri Donida e Carlos Cappellesso.
As intensas chuvas em curtos espaços de tempo, os danos nas estradas do município, quando a água das lavouras é direcionada para as estradas, a retirada das curvas de nível pelos produtores e a questão ambiental, motivaram a tarde de campo no município.