Agricultura

Segunda-feira, dia 6, está programada a pesagem das amostras de soja coletadas durante a colheita da safra normal 2019-2020 na área de abrangência do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Francisco Beltrão. A produção da oleaginosa foi recorde no Sudoeste na última safra normal, com 2.421.470 toneladas.
Participaram desta atividade – monitoramento das perdas na colheita da soja – 238 operadores de máquinas e produtores rurais de 17 municípios. Técnicos das secretarias municipais de Agricultura, do IDR e da Seab foram a campo para a coleta de grãos deixados no solo durante a colheita.
A pesagem dos grãos começa às 9h, no Núcleo da Seab, com a presença de funcionários da Seab, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e da Secretaria de Agricultura de Francisco Beltrão.
O projeto é executado há cerca de dez anos na região com vistas a estimular a redução das perdas na colheita da soja.
Este ano, em função da pandemia do novo coronavírus, não será promovido um seminário regional de apresentação dos dados. Mas cada município onde houve a coleta dos grãos poderá realizar eventos com os produtores.
Este projeto tem como parceiros a Seab, IDR-PR, Associação dos Secretários Municipais de Agricultura da Região Sudoeste (Assema) e a Amsop.
A Embrapa estipula como perda aceitável na colheita da soja de, no máximo, uma saca por hectare. Na região, as perdas têm ficado abaixo disso. No entanto, houve um crescimento no índice nos últimos anos.