6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Vendeu o sítio, mas reservou um dos cepos da casa

Agricultura

Edson arrancando o cepo de canafístula, onde os jataís estão há mais de 30 anos.

José Ferreira foi morar na Linha Mayer em 1955, comunidade que pertence ao municipio de Boa Esperança do Iguaçu. Ele estava com oito anos. Casou-se com a vizinha Maria. Ela chegou na comunidade em 1964 com dez anos. O casal sempre trabalhou na roça, onde criaram seis filhos. A Iris (falecida), Rosimari, Edson, Edineia, Andrineia, e a Eliane.

A Andrineia entrou em contato com o Jornal de Beltrão para contar a bonita história de sua família. Ela diz que há mais de trinta anos um enxame de jataí (mirinzinho) se alojou em um dos cepos da casa. Desde o dia em que o enxame apareceu, seu José sempre teve muito cuidado com eles. Os anos foram passando e os mirins foram fazendo parte da familia. Tanto os filhos quanto os netos gostavam muito de ficar observando o enxame.

No dia 3 de setembro de 2019 seu José faleceu, foi uma perda lastimável, pois ele era uma pessoa muito querida e honesta, só sabia trabalhar. Após seu falecimento, quando a família se reunia nos finais de semana, aquele cepo com os jataís trazia boas lembranças e ajudava a matar a saudade do seu José. Era como se fosse uma herança que ele deixou.

- Publicidade -
O cepo já fincado no lote do Edson no Bairro da Cango.

No final do mês de março deste ano, dona Maria vendeu o sítio. O comprador foi um vizinho. Mas ela deixou bem claro para o comprador que só fecharia o negócio da terra se ela pudesse retirar o cepo de Canafístula onde estavam os jataís. O novo proprietário que já conhecia a história concordou com o pedido. E disse “sem problemas pois assim que vocês mudarem eu vou desmanchar a casa, e nesse local vou fazer tudo lavoura”.

No dia 7 maio foi feita a mudança. O filho Edson levou as suas ferramentas e arrancou o cepo e carregou junto no caminhão da mudança.

Edson já mora há vários anos no Bairro da Cango em Francisco Beltrao e foi em seu lote que ele fincou o cepo com os jataís. Edson vai continuar cuidando dos bichinhos do jeito que seu pai cuidava.

Dona Maria comprou uma casa no Bairro Cristo Rei, também em Beltrão. Sua filha Eliane vai morar junto. Ela diz que está muito feliz com o novo estilo de vida da cidade, mas vai sentir muita saudades da antiga morada, dos vizinhos e dos animais que tinha. Epera se acostumar na cidade, e quando sentir saudades dos jataís vai até a casa do filho Edson.

O cepo com os jataís, para matar a saudade do seu José Ferreira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques