Evento começa hoje e prossegue até domingo com muitas atrações e descontos nas compras à vista.

Participam 39 empresas do comércio que vão “torrar” estoques de mercadorias.
Foto: Marcos Kuchinski/JdeB
A 1ª Expoliquida – feira de liquidação de estoques do comércio -, de Francisco Beltrão, começa hoje, no centro de eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, com a participação de lojas de confecções, calçados, presentes, decoração, acessórios e utilidades domésticas. Participam da feira 40 empresas. A entrada será gratuita.
Idealizada em parceria da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec), a Expoliquida tem como objetivo atender a demanda do comércio local em liquidar seus estoques com preços acessíveis e descontos. O mês de setembro foi escolhido em função de ser um período em que o comércio sofre com a baixa demanda de negócios.
Novas alternativas
Marcos Guerra, presidente da Acefb, entende que a Casa do Empresário tem a função de provocar e oferecer novas alternativas à classe empresarial. “Tudo isso que estamos fazendo não é nada mais do que a nossa obrigação. Temos que estimular os empresários com novas ideias. Por isso foi criada a Expoliquida. Quem participar ficará marcado na história”, comenta o presidente.
Joarez Ribeiro, secretário executivo da Acefb, destaca que “é uma oportunidade para o empresário conquistar novos clientes com preços imbatíveis”. Estarão expondo artigos apenas empresas do município.
O diretor toca num ponto importante. No início da organização do evento, falava-se em descontos a partir de 51%. “Mas cada empresário sabe onde aperta o calo, então ficou definido que ele pode oferecer descontos, por exemplo, de 20%, 30%, 70%, vai depender dele mesmo. É claro que quanto mais desconto vai atrair mais consumidores”, analisa Joares.
Na semana passada aconteceu reunião da comissão organizadora com as empresas participantes. Foi enaltecida pelos organizadores a importância da Prefeitura em disponibilizar o centro de eventos com condições de os empresários realizarem bons negócios. “A Secretaria contribuiu muito nesta organização, com toda a estrutura”, disse Joares.
Espaço padrão
Diferentemente da Expofeira Mulher (anos ímpares) e Expobel (anos pares), na Expoliquida os espaços serão padrão – 24 m² cada. Nesse local não serão montados estandes, nem provadores, só a demarcação da empresa. “Poderá ser colocado banner de identificação, o estilo é de feirão mesmo”, reforça Joares.
Como forma de oportunizar para uma das classes econômicas que mais crescem no País, ficou destinado aos microempreendedores individuais (MEIs) a praça de alimentação. Serão comercializadas bebidas, alimentos e demais produtos pelos pequenos empreendededores locais – 11 participantes. Também haverá brinquedos para recreação infantil.