A 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão ministra de abril a junho capacitação em todos os municípios da microrregião, em sala de vacina e rede de frio. O curso é realizado por microrregião, congregando municípios próximos. São capacitados principalmente enfermeiros e técnicos que atuam na sala de vacina. Observa-se que há muitos anos não se realizava este tipo de capacitação, e as constantes mudanças no calendário vacinal, rotatividade de profissionais e considerando a introdução de novas vacinas, manejo clínico, se faz de extrema importância esta reciclagem. As vacinas e soros são considerados medicamentos imunobiológicos. Elas têm grande importância para a saúde pública, e ao contrário do que as pessoas podem pensas, são produtos caros.
Para sua melhor efetividade são necessárias condições adequadas de transporte, conservação, manuseio, cobertura vacinal, aplicação e/ou utilização. O programa de imunização brasileiro é considerado referência mundial, com muitas doenças já controladas ou consideradas erradicadas no país, porém, o Brasil ainda não está livre do retorno de doenças como sarampo. Isso acontece, porque há países, onde estas doenças ainda não estão controladas e temos uma grande circulação mundial de pessoas.
Até o momento já foram capacitadas cerca de 40 pessoas. Ao final do processo devem ser atingidas mais 200 profissionais. O curso está sendo ministrado pela Enfermeira Greicy Cezar do Amaral com apoio de monitores previamente selecionados e capacitados dos próprios municípios. A carga horária é de 40h e será certificada pela Escola de Saúde Pública da SESA/PR.