Por Leandro Czerniaski – Duas empresárias beltronenses com trajetórias distintas, mas com espírito empreendedor semelhante foram homenageadas pela Fecomércio no último fim de semana. Silvana Fabian Duarte e Silvana Bonet Bonatto receberam o Prêmio Mulher Empreendedora, indicadas pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG). Outras 42 empresárias do Paraná também receberam a honraria, em evento em Foz do Iguaçu.
A premiação não é em vão: ambas Silvanas construíram carreiras de sucesso em suas áreas de atuação, mas com algumas distinções. Silvana Fabian começou como vendedora na empresa da família, abrindo mercado na região para a empresa. Hoje, a Bio Ativos, distribuidora da marca Bio Extratus e Chikas, está presente em 165 municípios e Silvana ainda ajuda o esposo, Rafael, na administração do Formosa Pub.

“Ser mulher e estar à frente de um negócio, de uma empresa, ou no meu caso de três empresas diferentes é muito desafiador, porque além de estarmos nessa função de empreendedora, administrar as empresas, equipes, tem todo o outro lado que é cuidar da nossa casa, família, filhos e equilibrar todos esses papéis requer um baita jogo de cintura”, conta a empresária.
Já Silvana Bonet rompeu uma tradição de família, formada por professores, e empreendeu depois de casada e com as filhas criadas. Comprou a loja de roupas Pura Modas, em 2009, parcelada em 24 vezes. Em quatro anos, deu identidade própria ao estabelecimento, depois trocou o Bairro Alvorada pelo Centro e hoje é uma referência em moda feminina na cidade, com uma loja de mais de 300 m² e vendendo on-line para todo o País.
“Sempre gostei de comércio, sou apaixonada por trabalhar com pessoas e, apesar dos desafios e dificuldades de empreender, é o que me realiza. Acho que o que mais me fascina neste ramo é poder entender as pessoas e saber o que elas gostam ou buscam.” Com cinco funcionários e mais as filhas envolvidas no negócio, Silvana Bonet agora planeja a continuidade e expansão da loja, que ganhou muito mais visibilidade com o marketing digital.

“Mulheres que tem o dom”
Essa edição do Prêmio Mulher Empreendedora trouxe como tema “Mulheres que tem o dom”, homenageando empresárias que se destacaram no setor do comércio de bens, serviços e turismo do Estado. As beltronenses Izabel Fankhauser e Vera Schmitz entregaram os troféu às duas Silvanas, marcando as homenagens de 2020 (que não ocorreu devido à pandemia) e 2022. (Com informações da assessoria).