Beltrão

Tania Azevedo durante o Summit de sábado, na Acefb.
Foto: Ivo Pegoraro/JdeB
Entre as programações que marcam seu quarto aniversário de atuação em Francisco Beltrão, a Trend 360 Marketing e Comunicação promoveu com sucesso seu 1º Summit 360. Foi sábado, durante todo o dia, na sede da Acefb, com participação de clientes da Agência, procedentes dos três estados do Sul (PR, SC e RS) e empresários da região. Também teve o lançamento de dois novos serviços totalmente inovadores e exclusivos na região: Design de serviços e Inbound Marketing. Na primeira palestra, com o jornalista Rodrigo Werneck, ceo da Copola. Por vídeo, direto de Curitiba, o tema foi a importância do uso do telefone para o relacionamento entre agências e empresários. “O Whatsapp é uma potência, ele funciona demais, mas jamais o primeiro contato deve ser feito pelo Whatsapp e sim pelo telefone.”
Rodrigo destacou também a importância da comunicação eletrônica: “Hoje, 7% das vendas são feitas pela internet, mas mais de 50% das vendas feitas na loja física são influenciadas pela divulgação digital”. Na sequência, Renata Ouro, empresária do segmento de moda corporativa, também por vídeo, falou direto de Florinanópolis. Disse, por exemplo, que “o mercado digital é extremamente abundante e de abrangência muito maior”. Para ela, os negócios pela internet deram tão certo que sua empresa deixou de ser apenas brasileira para se tornar uma empresa internacional”. Em outra palestra, de Brasília falou Gislaine Holemback, especialista em trade marketing. Teve também palestrantes procedentes da Argentina. O dia foi bem aproveitado.
A importância do marketing
Sobre a importância do marketing no mundo dos negócios, quem falou foi a diretora da Trend 360, jornalista Tania Azevedo. O campo é vasto, existem 83 tipos de marketing, mas cada um usa o tipo mais necessário para sua empresa ou seus negócios, e aí entra o papel da agência. Tania fez uma relação do marketing com a medicina. Quando a pessoa não se sente bem de saúde, procura um médico; quando o problema é a falta de vendas, procura-se uma agência, um trabalho de marketing. Os resultados são certos, disse Tania, mas não se pode esperar milagres. Assim como uma doença pode demorar para curar, o resultado do marketing numa empresa também precisa de tempo. “O correto é investir em marketing devagar e sempre e o resultado vem da soma dos investimentos”, disse Tania, alertando que existe custo. Ela perguntou: “Vocês conhecem algum senhor que entrega panfletos de graça?” Ninguém faz nada de graça, por isso que a mídia também é paga, é feita por profissionais que vivem disso”.
Equipe e homenagens
Para marcar seu quarto aniversário, a Trend fez uma homenagem a seu primeiro cliente. É o Mirante Hotel, de Itapejara D’Oeste. Os proprietários, Luciano e Gislene Nuernberg Dalmolin, não puderam comparecer, foram representados por duas colaboradoras: Lorena Deon Nuernberg e Daiane Dalbosco. Tânia também apresentou sua equipe, assim como a missão e a visão da Trend360: “Ser reconhecida como a melhor agência segmentada no marketing de serviços no Estado do Paraná em cinco anos”.