Acefb e Correios incentivam ??cultura exportadora??
Uma das prioridades da atual gestão da Acefb (Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão), presidida por Alexandre Pécoits, é incentivar uma ??cultura exportadora?? entre os associados.
Ontem, no Tá-na-mesa ? tradicional evento mensal da entidade, sempre na Furbe ?, Alexandre reforçou essa intenção: ??Precisamos criar uma cultura exportadora, e a associação comercial está formando um núcleo neste sentido, com os exportadores mais antigos, que vão ajudar os novos exportadores??, disse, na sua fala de abertura do almoço-palestra. O convidado principal foi André Dalsoto, gerente dos Correios de Foz do Iguaçu, que discorreu sobre os serviços de exportação da empresa.
Alexandre lembrou ainda que a Acefb está disponibilizando uma funcionária que vai se dedicar exclusivamente a prestar informações sobre o comércio internacional. Trata-se de Gressielli Vanderlinde.
Alexandre reconheceu ainda o ??esforço?? do governo federal em ??reduzir a burocracia e facilitar os mecanismos de exportação??.
Atualmente Francisco Beltrão corresponde a apenas 2% das exportações através da Regional dos Correios de Cascaval, que abrange municípios do Oeste e Sudoste ? Foz lidera com 37% das operações; depois aparecem Cascavel com 17%, Toledo 5% e Pato Branco 3%. De janeiro a junho deste ano foram exportados pela regional 12.799 objetos. O índice beltronense corresponde em geral a ??amostras de produtos, documentos e correspondências??, revelou o gerente local Mário Formolo, que também compareceu ao almoço.
A fala de André serviu para explanar os serviços do Exporta Fácil, detalhando sobre documentação e tempo de viagem do material, por exemplo. Com exceção da transação financeira ? que é feita pelo Banco do Brasil ?, todo o resto da negociação pode ser executado pelos Correios.
Segundo dados apresentados por André, o ritmo de exportação através dos Correios vem subindo ano a ano. Vitor Campestrini, que está respondendo interinamente pela gerência de Cascavel, também falou, incentivando os empresários beltronenses a usarem o serviço de exportação dos Correios.
Informações detalhadas podem ser conseguidas pela internet: www.correios.com.br ou mais especificamente www.exportafacil.com.br