16.1 C
Francisco Beltrão
domingo, 15 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

Aciafb mostra o perfil socioeconômico do município

Aciafb mostra o perfil socioeconômico do município


A apresentação do perfil de Francisco Beltrão foi o principal assunto da reunião semanal de ontem da Aciafb. Chegou a ultrapassar o horário, mas no final todos aplaudiram, pela importância e quantidade de números e informações apresentados.
Situação política e administrativa, aspectos físicos, sociais e econômicos atuais, e que deverão ser atualizados ainda este ano. É o que informou Solange Stein, do Departamento de Eventos da Aciafb.
Na definição de Alexandre Pécoits, presidente do Conselho do Jovem Profissional, o perfil apresentado ontem “é um marco para esta instituição e para o município”.

Curiosidades

Há dados curiosos, como, por exemplo, das 135 pontes das estradas do interior do município, apenas 10% são de concreto (isto quer dizer que 90% das pontes dependem de reparos constantes e até de reconstrução); dos 67 mil habitantes de Francisco Beltrão (55 mil na cidade e 12 mil no interior), 50,9% são mulheres e 49,1%, homens. Uma explicação para haver mais mulheres do que homens pode estar na expectativa de vida. As mulheres vivem mais. A longevidade ? expectativa de vida ?, inclusive, é excelente, 71 anos, superior à brasileira, que fica em 68 anos.
Mas em Beltrão, de cada dez falecimentos, quatro são mulheres e seis são homens.

Dados econômicos

O perfil da Aciafb é rico em informações para empresários que desejam investir no município ou região. O quadro apresentado é bem real, para industriais mas principalmente comerciantes e prestadores de serviços.
Como observou o presidente da Aciafb, João Carlos Rodrigues, o perfil já inicia com grandes recursos para atingir seu objetivo, que é “gerar informações para análises que sirvam de balizamento para o planejamento e desenvolvimento de atividades empresariais e do município”.

Beltrão e região

Solange mostrou que Francisco Beltrão lidera o Sudoeste não somente em população, indústrias e arrecadação, mas assume notoriedade no Estado somente quando visto como microrregião.
A população do município é inferior a 1% do Estado. A microrregião chega a 3,3% e o Sudoeste sobe para 5,8%.
Assim acontece na agricultura. O município, mesmo medindo 757 km², pouco representa. Mas se juntar os 27 municípios da microrregião abrangida pelo Núcleo da Seab, desponta como a quarta maior força na agropecuária do Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques