
A atividade leiteira é uma das mais importantes para a economia regional. Na Vila Lobos, em Francisco Beltrão, os irmãos Valdir, Adelir e Arlindo Casali e seus filhos trabalham juntos na criação de bovinos de leite e corte e na produção de grãos – milho e soja – e silagem. A produção de leite é a atividade mais importante na propriedade, com um rebanho de 140 bovinos, 70 dos quais em lactação – produção de leite. O sítio tem 150 hectares e está localizado na Vila Lobos, distante pouco mais dez quilômetros da cidade.
O sistema de produção é intensivo, com as vacas sendo alimentadas ao longo do dia. É uma propriedade que adota a mecanização, tecnologias e conhecimentos técnicos. Valdir conta que o custo é maior porque os animais são alimentados com ração, silagem e sais minerais. “Aí o custo é alto.”
Cada vaca produz uma média de 30 litros/dia de leite. Em função da boa genética, da alimentação e dos cuidados, o volume de leite vem aumentando nos últimos anos. Valdir conta que a produtividade veio aumentando, era de 22 litros/dia e hoje está em 30 litros/dia por animal.
Valdir frisa que a meta, na propriedade, é sempre aumentar a produtividade em função dos custos. “Quanto mais tem produção, mais tendência a ganhar um pouquinho mais, mas não é muito também.”
O trabalho das três famílias é conjunto na propriedade. Valdir relata que “dá certo, só que cada um tem que pegar meio junto”. Além deles, os Casali mantêm dois funcionários para ajudar nas lidas diárias. O que torna o trabalho menos difícil é o uso de máquinas.
Rotina diária
Na atividade leiteira a coleta do leite ocorre duas vezes ao dia. No final da madrugada e no final da tarde. Um funcionário começa a trabalhar às 4 horas da manhã e quando clareia o dia já concluiu o serviço de coleta. “Vai duas horas de ordenha”, conta Valdir. Durante o dia, os Casali se dividem com as diversas atividades na granja.
A diversificação de culturas no sítio possibilita que, se uma atividade não está rendendo bem, a outra, com preço melhor, pode cobrir pelo menos parte do que deixa de ser recebido. No ano passado, por exemplo, o preço do boi estava relativamente bom e o do litro do leite, baixo; neste ano, o preço do boi baixou e do leite aumentou.