Administração municipal direciona verba para CTA
Das assessorias
Graças à parceria entre a administração municipal de Francisco Beltrão e a 8ª Regional de Saúde melhora o atendimento no Centro de Tratamento e Amostragem ? CTA
Uma parceria entre a administração municipal de Francisco Beltrão e a 8ª Regional de Saúde possibilitou a implementação do Centro de Tratamento e Amostragem ? CTA. Foram adaptadas duas salas, equipadas com micro computadores, televisor e vídeo cassete, além de uma verba mensal de manutenção do sistema, para atendimento das pessoas,
Segundo o secretário municipal de Saúde, Antonio Cantelmo Neto uma equipe de profissionais da secretaria elaborou um projeto, que foi contemplado com esta verba especial. ?Como já existia um programa sendo desenvolvido junto ao Centro Regional de Especialidades ? CRE ? entendemos que deveríamos ampliar o sistema existente e não criar outro paralelo?, esclarece Neto.
Novos computadores e a presença de uma auxiliar de enfermagem, que passou a atender junto com a assistente social Márcia Kulink será possível elaborar um relatório preciso sobre a real situação de Francisco Beltrão, quanto ao número de pessoas contaminadas pelo vírus HIV, por exemplo.
A auxiliar de enfermagem Adriana Dutra disse que no período em que esteve trabalhando no CTA, aproximadamente 60 dias, foram cadastradas 48 pessoas de Beltrão infectadas pelo vírus HIV e que nos 27 municípios da região o número é de 160 pessoas. Tanto Adriana como a Márcia admitem que o número de pessoas com o vírus é maior.
Adriana comentou também que o CTA realiza testes de HIV para todos as pessoas que procuram atendimento e que são realizados 360 exames todos meses, sendo 89 só de pessoas de Francisco Beltrão.
A equipe do CTA de Beltrão conta também com os serviços do médico Valdir Spada, que atua no atendimento geral, a médica Lílian Medina no atendimento às gestantes, e a médica Irides Cavalari no atendimento às crianças.
Na próxima sexta-feira, dia 30, será realizado um encontro que vai tratar sobre o Programa de Redução de Danos em Doenças Sexualmente Transmissíveis ? DST/AIDS. O evento, que vai acontecer no Espaço da Arte, a partir das 14 horas, terá a presença da psicóloga do Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias de Cascavel, Eliane Terezinha Giacomelli.
O público desse encontro são os profissionais da saúde, profissionais da imprensa, diretores de escolas, faculdades e universidades, professores em geral e todas as pessoas que possam ajudar a esclarecer a população sobre os riscos de contaminação das doenças sexualmente transmissíveis.