Em encontro do Conselho Municipal ele falou de algumas propostas para a Secretaria de Meio Ambiente.

Foto: Darce Almeida/ Acefb
O Parque Ambiental Irmão Cirilo, do Bairro Padre Ulrico, será revitalizado para que a população possa utilizá-lo. Todos os detalhes do projeto serão anunciados em breve pela administração municipal de Francisco Beltrão. Quinta-feira, 12, o secretário municipal de Meio Ambiente, Adriano David, falou que aquele espaço será revitalizado e protegido. No entanto, todos os detalhes serão anunciados em breve.
Adriano coordenou a primeira reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, na Associação Empresarial( Acefb). Durante o encontro, ele expôs suas propostas de trabalho para a secretaria e também conheceu os conselheiros. “Foi uma reunião convocada em caráter extraordinário, porque ela deve acontecer a cada dois meses, conforme o estatuto. A gente tinha urgência de expor algumas coisas ao conselho, porque ele fiscaliza o Fundema (Fundo Municipal de Meio Ambiente). Foi uma reunião que a gente tratou de se apresentar, teve novos conselheiros que se apresentaram, e pra dizer os problemas que a gente já percebeu, que são problemas até urgentes, que não podem aguardar muito tempo”.
Adriano relatou as ações que já começaram a ser implantadas na Secretaria de Meio Ambiente, os itens de controle, o levantamento de informações do aterro sanitário, o funcionamento do Viveiro Municipal e a proposta de revitalização do Parque Irmão Cirilo, cujo projeto terá parcerias com a comunidade e o poder público.
Indicadores de desempenho
Adriano disse que está implantando um sistema de controle e indicadores de desempenho da secretaria. “As principais urgências é falta de itens de controle, de indicadores de desempenho, porque se você não tem isso, você fica refém de muitas situações, refém da rotina que já vem acontecendo. Já elencamos quais os itens de controle que serão implantados. Vamos fazer três meses retroativos de 2016 pra gente começar a ter comparativos. E pro dia 1º de fevereiro esses itens de controles estarão todos alimentados e disponíveis”, anunciou.
Para Adriano, caberá à gestão 2017-2020 definir que projeto e tecnologia serão definidos sobre a destinação do lixo urbano. Na opinião dele, o aterro sanitário localizado na comunidade de Menino Jesus não deve ter muitos anos de vida útil. Este local vem recebendo o lixo doméstico e comercial há 16 anos.
“Eu já solicitei o projeto dele e como a gente já está montando uma câmara técnica dentro da secretaria, que era um pedido meu pro prefeito Cleber Fontana, e ele entendeu e tá me permitindo fazer isso, então a gente tá trazendo alguns profissionais que faltavam de áreas diferentes pra ter uma multidisciplinariedade maior do quadro técnico, pra fazer uma avaliação do aterro, pra tentar estimar o mais fiel possível o tempo de vida útil que ele ainda tem”.
Reciclagem de lixo
O secretário diz que o trabalho de coleta do lixo reciclável pode melhorar. Hoje, a Associação dos Catadores recebe um valor mensal – aproximadamente R$ 80 mil – para coletar os produtos reaproveitáveis em todos os bairros. Adriano disse que “a separação do lixo em Beltrão acontece, mas pode e deve ser melhorada. A gente vai começar com a associação, nós tivemos uma reunião terça-feira, nós vamos dar um suporte pra associação, pra mapear o resíduo quando chega um caminhão na associação, de onde veio aquele caminhão e nós vamos inventariar esse resíduo. Nós vamos ver o que tem, quanto tem, de onde vem, a eficiência da separação, pra gente ver saber se precisa de educação ambiental ou fiscalização, pra daí agir pontualmente”.
*Com informações da Assessoria de imprensa da Acefb.