
Foto: Flávio Pedron/JdeB
O Aeroclube de Francisco Beltrão foi fundado em 25 de agosto de 1975. Um dos objetivos do clube é a formação de pilotos privados por meio da escola de aviação e congregar os aviadores. Edson Flessak, presidente da entidade, não sabe quantas pessoas se formaram ao longo de 41 anos, mas tem muitas pessoas de Beltrão e região que aprenderam a voar em Beltrão.
Ele relata que nos últimos cinco anos a escola organizou oito cursos e formou 30 novos aviadores. Esta capacitação é ofertada com a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Poderia ser bem mais, é que a demanda é ociosa na nossa região”, ressalta Edson.
Há pouco tempo, um técnico da Anac fez a vistoria de rotina na escola de aviação do Aeroclube e o parecer foi contrário à manutenção do curso. A direção da entidade se mobilizou e refez todo o processo para conseguir a nova homologação. Diretores do clube acreditam que até o final deste ano ou começo de 2017 a capacitação volte a ser ofertada.
A escola de aviação tinha a autorização da Anac para oferecer os cursos de piloto privado de avião, mecânico de aviação, comissário de bordo e piloto aviação comercial. Porém, sempre ofertou o de piloto privado. Os demais não eram ofertados porque não há demanda.
O fiscal da Anac entendeu que a escola deveria oferecer todos os cursos e não apenas um. Por isso, determinou que o curso de piloto privado fosse suspenso. Outra questão anotada é que não havia a definição de um toalete para as mulheres, na sede da escola-aeroclube. Conforme os diretores existem dois banheiros no local e foi providenciada a placa indicando qual é o banheiro feminino.
Conforme Ricardo Úrio, por estas exigências é que vários aeroclubes que existiam no Paraná fecharam as portas. Em Cascavel existe uma escola de pilotos, mas ela é particular. Beltrão é um dos poucos a manter os aviadores unidos e a promover os cursos.
Todo o processo do Aeroclube de Beltrão, pedindo a reabertura do curso, já foi enviado para a análise e homologação da Anac. Nova vistoria deve ser feita pelos técnicos da Agência Nacional à escola de aviação, para, então, ocorrer a liberação de novas turmas. Edson salienta que o curso de piloto privado vai continuar.
O curso teórico tem duração de três meses, com aulas à noite, de segunda a sexta-feira. Antes de iniciar as aulas, o interessado deve fazer um exame de saúde e terá de entregá-lo à escola. Após o fim das aulas teóricas, o aluno faz a prova teórica.
Na parte prática o candidato a aviador tem que fazer pelo menos 35 horas de vôo para solicitar a habilitação. Após a aprovação, o piloto pode optar pelos cursos de piloto aviação comercial, agrícola ou executiva. Para o futuro, há possibilidade de o clube oferecer o curso de piloto comercial. Já o de helicóptero, que foi ofertado no passado, há possibilidade apenas para as aulas teóricas. A maior procura das pessoas é para a capacitação de piloto privado.