Ampliação da área de tráfego e manobras é uma demanda da aviação executiva que opera no local.

O Aeroporto Paulo Abdala recebe melhorias para abrigar aeronaves maiores.
A taxiway foi alargada, o estacionamento modificado e terá um novo hangar.
Fotos: Leandro Czerniaski/JdeB
Equipes da Construtora Pavimar estão trabalhando nesta semana na pavimentação da taxiway do Aeroporto Paulo Abdala, em Francisco Beltrão. A área destinada ao tráfego de aeronaves entre o terminal e os hangares foi alargada para comportar aviões maiores, uma demanda da aviação executiva, que vem crescendo nos últimos dois anos.
“Até então a taxiway era utilizada por aeronaves menores, como os Seneca, mas nos últimos tempos surgiu a necessidade de o local ser usado por aeronaves de maior porte e agora fizemos esta melhoria para adequar a estrutura do aeroporto à essa demanda”, informa o diretor do Aeroporto, Ricardo Capeletti.
Além do alargamento da pista, a área destinada à passagem dos aviões também foi ampliada lateralmente em seis metros, já que também é preciso espaço para as asas. Isso exigiu o deslocamento de uma parte do alambrado e também modificações na parte do estacionamento do aeroporto, que vai receber mais melhorias nos próximos dias. A pista de pousos e decolagens ainda não recebeu nova pavimentação asfáltica.
Com as alterações, agora é possível que aviões como os King Air possam ser abrigados em novos hangares. Recentemente um hangar foi construído e outro está sendo finalizado; tanto os espaços quanto os aviões são usados por empresas da região que possuem aeronaves próprias ou alugadas, como a Ciss, Cresol, Plastbel, Alcast, Engebel, Ítalo e MTA.
Reportagem recente do JdeB (10 de setembro) mostrou que, por mês, cerca de 200 voos são realizados no aeroporto Paulo Abdala, considerando somente a aviação executiva – sem contar os do Aeroclube. A expectativa agora é pelo início da linha aérea, prevista para 22 de outubro, uma terça-feira, por meio de parceria das companhias TwoFlex e GOL.
