Da assessoria – O Colégio Sesi de Francisco Beltrão promoveu o evento “Finalização”. A proposta foi mostrar os projetos que os alunos fizeram durante todo o trimestre. Esses projetos foram baseados nas oficinas que a cada novo trimestre foram propostas. Ficou dividido por três categorias.
O 1º ano ficou responsável pela Culinária. Os alunos estudaram e aprenderam sobre a indústria queijeira.
Já o 2º ano ficou com a oficina de Indústria Moveleira, com visitas técnicas dos alunos para aprender sobre a história e a evolução dos móveis. Eles tiveram palestras sobre o descarte correto desses materiais e também visitaram uma marcenaria e conheceram os tipos de madeiras mais indicados, suas diferenças e também tiraram muitas dúvidas sobre seus projetos.
E o 3º ano ficou com a oficina das profissões. Por ser o último ano de Ensino Médio, a oficina promoveu conhecimentos valiosos para os alunos. Eles visitaram e acompanharam o dia de trabalho de algumas instituições.
O evento foi aberto para o público e aconteceu no colégio, os alunos montaram seus projetos e fizeram a apresentação. O público foi grande. Entre pais e amigos de alunos, chegou a cerca de 380 pessoas.
Em entrevista, a diretora Rosemeri Santin falou da felicidade por ver os trabalhos realizados em sala, trazendo um retorno aos alunos e pais. “O mais importante é ver o desenvolvimento dos nossos alunos, é ver os alunos falando, expressando, a qualidade do produto que eles produziram, eles conseguirem relacionar todo o conteúdo didático do dia a dia, a parte técnica relacionando com o dia a dia deles, um trabalho em equipe, onde eles precisaram todos trabalhar juntos pra poder desenvolver um único objetivo. E no final ter um resultado fantástico que foram as apresentações.”
Conversa com os pais
Ela também falou sobre o feedback dado pelos pais dos alunos. “A gente conversou com vários pais nos corredores e vimos a felicidade deles em ver o filho apresentando, em ver a evolução do filho e dizer ‘nossa, nem eu sabia que ele falava tão bem’, ‘como ele evoluiu’, ‘que bom que ele tem essa interação’, então eu acho que os pais estão felizes”.
Também houve arrecadação de alimento, as equipes de Robótica Ragnarok e Andromedark, em parceria com a Rádio Onda Sul, fizeram essa arrecadação de um quilo de alimento para ajudar algumas famílias.
O aluno Alex Murilo Fieira, do 2º ano Técnico de Cooperativismo, escreveu um texto falando sobre como é ser aluno Sesi.
Numa palavra, é “diferente”
“Sobre o colégio Sesi da Indústria, bom, poderia dizer que se fosse pra definir ele em uma palavra, eu diria ”diferente”. O colégio Sesi tem uma forma diferente de ensino, abordando uma metodologia ativa, sendo uma experiencia única que você não encontra em nenhum outro colégio, essa foi a principal característica que me fez ser aluno Sesi. Quando entrei no Sesi fui muito bem acolhido pelos professores e alunos que já estudavam no colégio. Além da metodologia diferente, o colégio proporciona experiencias únicas como viagens educacionais, projetos inovadores, laboratório e cursos técnicos, oferece uma ótima estrutura de ensino, com salas adequadas, com tecnologia de ponta, professores capacitados e que gostam de ensinar. Hoje estou no segundo ano do ensino médio e posso afirmar que o colégio Sesi transforma pessoas, ele te prepara para o mercado de trabalho, para lidar com situações diversas, e com opiniões diferentes, com companheiros de trabalho, entre outros. Você entra como um estudante e, com o passar dos anos, se torna um bom líder, aprende a falar na frente de várias pessoas, de ser organizado, de lidar com pessoas e com opiniões diferentes das suas.”
Nesse dia de finalização também estava sendo divulgada a abertura das matrículas para o próximo ano letivo. O colégio atende alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e possui parcerias com cooperativas.
Para alunos da rede pública que queiram estudar no Sesi, serão disponibilizadas 16 bolsas100% gratuitas para os que vão cursar o 2º ano.
Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo número (46) 3520-5550, ou dirigir-se até a instituição. As inscrições vão até 12 de setembro.