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Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Após modernização e ampliação, aeroporto poderá receber aviões de até 72 lugares

 

.Bom público presente ontem na Amsop, na apresentação do projeto do aeroporto.
Entre eles, prefeito Cantelmo Neto e vice-prefeito Eduardo Scirea; secretários
municipais Rose Guarda (Saúde), Saudi Mensor (Administração) e José Carlos
Vieira (Urbanismo), empresários Edson Flessak e Tarsízio Bonetti, entre outros.

 

O projeto de modernização e ampliação do aeroporto Paulo Abdala, apresentado ontem na Amsop pela Prefeitura de Francisco Beltrão, permitirá que a pista receba aviões de até 72 passageiros. Os detalhes do projeto, executado dentro do Plano de Aviação Regional, do governo federal, foram explicados em encontro com empresários e lideranças na Amsop. 

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 “Será um aeroporto totalmente novo, com uma pista melhor, maior área de escape, novos terminais e, principalmente, mais seguro”, afirmou o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB), que coordenou o evento.
O que permite a viabilidade do investimento, segundo avalia o prefeito Cantelmo Neto, é que pela primeira vez o município pode ter uma linha aérea viável, graças ao subsídio do valor da passagem que o projeto contempla.

“Por pelo menos cinco vezes já se tentou experimentar uma linha aérea em Beltrão e em nenhuma delas vingou porque o valor da passagem era alto. O diferencial de agora é que o Plano de Aviação Regional também prevê que, além dos investimentos na estrutura dos aeroportos, as passagens sejam subsidiadas, é um desconto de cerca de 60% que serve de estímulo para as pessoas voarem”, explica.

Segundo o comandante Clairton Hammer, da Phenix, empresa que elaborou a proposta, o preço da passagem aérea tem de ser competitivo, e em virtude do subsídio federal, ele calcula que uma ida de Beltrão até Curitiba fique em entre R$ 110 e R$ 120. Ele também elogiou a desenvolvutura da administração municipal, que tem cumprido todos os prazos e vem mostrando empenho e força política para viabilizar a linha aérea. Estão nesse programa mais de 250 aeroportos no Brasil, e o primeiro grupo que receberá os investimentos a partir de janeiro ou fevereiro de 2015 será composto de 70 pistas. “Acreditamos que o de Francisco Beltrão estará nessa primeira leva”, frisou Hammer.

O projeto apresentado ontem é o mesmo protocolado junto à Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão que coordena as ações nos aeroporto regionais de todo o país.  Pelo projeto, o aeroporto terá uma pista com nova estrutura – para receber maior carga de peso – e será reduzida em comprimento, mas terá maior área de escape – de 75 metros laterais e 150 nas cabeceiras. de acordo com o comandante Hammer, a nova configuração permitirá a operação de aeronaves do modelo ATR-72 600, iguais às utilizadas pela Azul Linhas Aéreas.
 

Com as modificações, o aeroporto passará da classe 1C (para aviões de até 10 mil quilos) para a 3C (de até 25 mil quilos). “Inicialmente, o projeto previa a classificação do aeroporto como 4C, o que não justificaria o investimento de cerca de R$ 300 milhões proposto, por isso adequamos o projeto para receber aeronaves dentro da realidade e limitações que a área permite sem tanto custo”, explicou Hammer. 
 

Agora, a Prefeitura irá declarar de utilidade pública uma área de 70 mil m² e posteriormente adquiri-la para prosseguir com o projeto, que ainda está sob análise da SAC. A expectativa é que as obras iniciem já no ano que vem, com investimentos de cerca de R$ 35 milhões. Junto com isso, o município terá de atrair uma empresa interessada em operar a linha aérea comercial

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