6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

BELTRÃO

Assesoar celebra 59 anos com entidades parceiras

Entidade auxiliou na formação de lideranças, sindicatos e movimentos sociais.


Diretores da Assesoar e entidades parceiras se reuniram para comemorar os 59 anos da associação. Foto: Ligia Tesser.

JdeB – Na manhã desta segunda-feira, 10, um encontro celebrou os 59 anos de fundação da Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar). A reunião aconteceu na sede da entidade, no Bairro Cango, em Francisco Beltrão. Integrantes do conselho diretor e conselho fiscal da associação e diretores de entidades parceiras – sindicatos de trabalhadores, Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra e Movimento de Atingidos por Barragens – prestigiaram o encontro.

A presidente Cristiane Katzer, que está encerrando seu mandato à frente da Assesoar, coordenou a reunião e falou à imprensa sobre a data e atuação da entidade. “A Assesoar está comemorando 59 anos de história de luta popular na região Sudoeste. A gente tem uma série de organizações, sindicatos, movimentos parceiros e que nestes 59 anos estiveram juntos com a Assesoar, se fortaleceram, fortaleceram sua base social atráves dos trabalho realizado aqui na Assesoar. Também a produção agroecológica estamos fortalecendo a alimentação saudável e o acesso a essa alimentação a partir dos trabalhadores e trabalhadoras, essas questões são importantes e muito caras pra nós, por isso são motivo de comemoração.”

A associação surgiu a partir de um grupo de jovens e com apoio dos padres Missionários do Sagrado Coração (MSC) que vieram da Bélgica, nas décadas de 1960 e 1970, para assumir algumas paróquias da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Cristiane diz que o trabalho teve “como intuito o processo de organização de luta e desde sempre, a Assesoar nasce a partir de pequenos agricultores que, organizados, lutavam por uma alimentação saudável, que hoje é a agroecologia. A partir daí ela veio crescendo, se desenvolvendo. Hoje, ela não trabalha apenas com agricultores e agricultoras, trabalha com trabalhadores da cidade, com os sindicatos e demais organizações”.

- Publicidade -

Sobre o encerramento do seu mandato – a entrega deve ocorrer na assembleia do dia 20 de março –, Cristiane expressou sua felicidade por esta experiência. “Eu fico muito feliz de estar encerrando esse ciclo da minha vida na Assesoar, eu fui a terceira mulher presidente em 59 anos de história dessa entidade e a mais jovem entre todos. Eu fico feliz em dar esse espaço que ele é extremamente importante pra nossa região e nas nossas organizações. Entender que a mulher e a juventude querem e precisam esse espaço para estar dentro das organizações”, disse.

Vida transformada

Cleonice Gurgel, agricultora em Francisco Beltrão, comentou sobre os aprendizados com apoio da entidade. “Pra mim, que sou agricultora, foi uma novidade muito grande conhecer a Assesoar, na época, porque foi uma coisa bem diferente, eu com o meu companheiro e a família, viemos morar em Jacutinga, em Francisco Beltrão, e a vizinhança tinha um trabalho muito bonito que a Assesoar assessorava lá na época e me apresentaram, e desde então a minha vida, da minha família e do meu marido se transformou, porque desde criança sempre trabalhei na agricultura, mas sempre no sistema convencional, não conhecia o que que era trabalhar com orgânico. E foi através do trabalho com a Assesoar e outras entidades de nos auxiliar nos vários caminhos até a certificação, porque ela nos dá um amparo legal na transição, a rede Ecovida, e depois continua com a asssistência técnica”.

Apoio na organização

A Assesoar foi importante para auxiliar na organização de sindicatos de trabalhadores, entre os quais o do Sindicato dos Empregados do Comércio de Francisco Beltrão e Região. “Em sua história, o sindicato teve sua relação com a Assesoar desde o início, por que? Porque lá no início os trabalhadores precisavam ter uma forma de se organizar. E de onde isso nasceu? Nasceu desse contato com a Assesoar, que já existia aqui na região há mais de 20 anos. O sindicato nasceu com associação em 1985 e em 1986 ele conquistou a carta sindical com o direito de atuar na defesa dos comerciários, e, por isso, já bebe dessa fonte da Assesoar, que tinha um olhar para os trabalhadores, de formação e organização”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques