
A CDL de Francisco Beltrão, assessorada pelo Sebrae, realizou na manhã desta terça-feira, 27, o primeiro encontro da Oficina de Plano Estratégico 2024, que tem por objetivo repensar as oportunidades de atuação da entidade lojista e criar uma projeto de atuação para os próximos anos.
Conduzido por representantes do Sebrae, o encontro contou com a participação de diretores da CDL e associados convidados. “Essa iniciativa faz parte de um processo de renovação da entidade, procuramos trazer pra primeira reunião pessoas de gerações diferentes para que tenhamos um equilíbrio e para que surjam novas ideias”, explica a gerente-executiva da CDL, Syrlei Zapelini.
Pelo Sebrae, participaram do evento as consultoras Jocelei Fiorentin, Cláudia Cabral e Poliana Haupenthal, que atua nas áreas de planejamento estratégico e marketing. Elas levantaram as primeiras percepções dos participantes sobre a CDL, bem como as motivações da instituição para buscar novas oportunidades.
“Foi um primeiro encontro bastante produtivo, onde todos os presentes foram participativos e contribuíram com as suas opiniões. Acredito que com a sequência dos trabalhos, vamos ter resultados muito positivos”, avalia Rejane Chiapetti Bravo, ex-presidente da CDL.
A também ex-presidente Vera Dalpubel reforçou a importância de contar com consultores especializados para alavancar o crescimento da entidade. Ela citou experiências positivas que teve ao contratar serviços de consultoria para sua empresa. “Temos muito a aprender, sempre que trazemos profissionais capacitados para auxiliar vem muita coisa boa”, frisou.
Objetivo é buscar inovações
Para a consultora do Sebrae, Jocelei Fiorentin, o Plano Estratégico é essencial para refletir sobre o presente e o futuro da CDL. “É uma instituição com uma história de feitos muito importantes para o município. Agora é momento de reavaliar como a entidade pode contribuir para resolver as novas dores e necessidades do varejo local, buscar novos benefícios para seus associados e ir ao encontro das novas tendências do mercado”.
Jocelei destaca que é preciso estar atento aos novos comportamentos do consumidor e buscar alternativas para que ele se mantenha comprando no comércio físico. “As novas gerações buscam algo diferente de quem oferta um serviço ou produto, pautado em uma experiência. E é justamente a experiência que gera fidelidade. O varejo é uma ciência e é preciso aprender com as boas práticas, tanto das empresas quanto das instituições. O objetivo dessa atividade é promover inovação” resume.
O próximo encontro da Oficina de Plano Estratégico está programada para março, logo após a Expobel.