
O projeto para a futura sede da Associação das Agroindústrias de Francisco Beltrão (Agrobel) está em fase de conclusão. Valdeci Priester, presidente da entidade, diz que o projeto será avaliado pela diretoria. A prefeitura cedeu o prédio da antiga escola da Linha Santa Bárbara, distante dois quilômetros do perímetro urbano, para transformá-la em sede da Agrobel. O imóvel rural tem uma área de 9 mil m².
Valdeci, que produz peixes no interior e chefia a 30ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), relata que a proposta é que sejam construídas duas salas grandes para cursos e palestras e uma cozinha industrial. Mas ele observa que o projeto é de longo prazo e necessitará, para sua concretização, do apoio de deputados e verbas do governo federal ou estadual.
Qulaificação dos empreendedores
Outra proposta da Agrobel, para estimular as pequenas agroindústrias, é que futuramente as capacitações sejam realizadas em parceria com os cursos da UTFPR – Tecnologia de Alimentos e Engenharia de Alimentos – e do Colégio Agrícola (Ceep Sudoeste), além do apoio da administração municipal.
Valdeci relata que o município conta com 27 pequenas agroindústrias. Há empreendedores fabricando açúcar mascavo, derivados do leite, de carne suína, panificados, bolachas e vinhos. Um dos problemas é que há agroindústrias que começam suas atividades e acabam parando. “O nosso intuito é resgatar as agroindústrias que pararam por falta de motivação ou que ficaram obsoletas”, diz Valdeci.