10 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Bairro Alvorada celebra o dia da padroeira com procissão, missa restrita e churrasco drive thru

Agora inicia a programação pelos 20 anos de criação da Paróquia.

Bancos com distanciamento e menos pessoas na igreja durante a celebração, mas com transmissão pela Rádio Onda Sul FM e internet.

Foto: Leandro Czerniaski/JdeB

Mesmo com a pandemia de coronavírus, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Bairro Alvorada, Beltrão, não deixou de celebrar o dia em homenagem à padroeira do Brasil. As atividades da data foram adaptadas para manter a tradição e garantir a segurança dos fiéis, seguindo as medidas de saúde.

- Publicidade -

A programação do dia sempre começava com uma grande caminhada pelo bairro, contando com a participação das comunidades atendidas pela Paróquia, mas neste ano a procissão foi menor e com todos acompanhando nos carros. Muita gente ficou em casa e, da janela ou varanda, pediu a bênção enquanto a imagem da santa passava na rua. “Faz muitos anos que acompanhamos a procissão e hoje não poderíamos deixar de vir”, afirmaram Arlete Orben e Lidia Sendeski, enquanto aguardavam, de dentro do carro, o início da procissão.

A missa celebrada na sequência também foi adequada: a Paróquia distribuiu convites para limitar o número de pessoas dentro da igreja e manter o distanciamento (todos precisaram usar máscara e higienizar as mãos). A igreja que já recebeu 400 pessoas, neste ano ficou limitada à presença de cerca de 150 fiéis. Apesar da restrição da participação presencial, a celebração foi transmitida pela Rádio Onda Sul e na internet. Até o meio-dia foi possível receber a Eucaristia em frente à igreja, numa bênção drive thru.

A parte social do evento foi diferente de outros anos. Não teve matinê, nem almoço no centro social. A organização montou kits de churrasco com acompanhamentos para serem retirados no local e levados para casa. “Fizemos adequações para manter a programação, mas lembrando que ainda estamos vivendo a pandemia e que é preciso ter cuidado e oferecer segurança aos fiéis”, comentou o padre Evandro Melo, pároco.

20 anos de paróquia
O 12 de Outubro era a data em que, tradicionalmente, a programação religiosa era concluída pela Paróquia em suas 18 capelas. Neste ano de pandemia, a ordem mudou: as capelas virão agora, após o Dia da Padroeira.

É que em 2020 são celebrados 20 anos de criação da Reitoria, ocorrida em 8 de dezembro de 2000. A Paróquia foi oficializada em 15 de agosto de 2005, mas a comunidade está comemorando neste ano duas décadas de atividades independentes.

Segundo o padre Evandro Melo, de agora e até o fim de novembro serão realizadas peregrinações nas capelas, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Nas capelas maiores, vão ocorrer missas campais, com comunhão drive thru para os idosos. E dia 5 de dezembro, na matriz, a festa de encerramento das celebrações dos 20 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques