20.4 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Bebê que mama mais tempo no peito cresce feliz

Da assessoria – A médica Josiane Nunes e a nutricionista Juliane Nunes foram as palestrantes do 3º Encontro do Programa Bem Gestar, da Unimed Francisco Beltrão, ocorrido em maio. O evento foi apresentado pelo médico Redimir Goya e teve transmissão ao vivo pela plataforma do Instagram: @unimedfranciscobeltrão. A live foi acompanhada por mais de 100 pessoas e ainda contínua disponível para quem quiser assistir na rede social da cooperativa. As profissionais repassaram informações relacionadas à amamentação, nutrição e introdução alimentar da mamãe e do bebê. No final do encontro foram sorteados brindes disponibilizados pelas empresas parceiras.

Dra. Josiane disse que há um movimento da área da saúde incentivando que as mamães mantenham a amamentação no peito pelo maior tempo possível. O leite materno é altamente nutritivo e protege a criança de várias doenças, auxiliando, inclusive, no seu desenvolvimento. “É uma verdadeira proteção para a criança nos primeiros dias de vida.” De acordo com ela, a amamentação no peito pode ser a única fonte de alimento do recém-nascido até o sexto mês de vida. “Não é necessário água, nem chazinho, nem complemento, nada, apenas o leite do peito. Mas lógico, isso vai depender do acompanhamento de um médico para ver se a criança está ganhando peso normalmente.”

- Publicidade -

Se houver oferta de leite, a amamentação no peito pode ser mantida até os 2 anos de idade. Além da parte fisiológica, dra. Josiane ressalta que a amamentação no peito oferece inúmeros benefícios psicológicos ao bebê como sensação de segurança, afeto, carinho, estreitamento de laços com a mãe, entre outros. “As pesquisas comprovam que o bebê que mama mais tempo no peito cresce feliz.” Por fim, a média repassou informações práticas como pegada do bebê, encaixe da boquinha e melhores posições para amamentação. “O momento da amamentação tem que ser um ritual entre mãe e filho. Não adianta a mãe amamentar correndo tudo, olhando mensagens no celular. Ela tem que desligar dos outros afazeres, procurar um local bem calmo e curtir aquele momento com seu filho. É muito benéfico para os dois”, orienta a médica.

A nutricionista Juliane ressaltou que a nutrição, assim como em todas as etapas da vida, é de extrema importância para manutenção da saúde. Ela disse que o programa Bem Gestar pensou, nesta etapa, tanto na alimentação materna durante a gestação, quanto a alimentação no puerpério, levando em consideração o consumo equilibrado de todos os grupos alimentares. “Foram apresentadas dicas sobre o período de amamentação, retorno das atividades laborais da mãe, como conciliar a amamentação nesse período, além da sua exclusividade nos primeiros seis meses de vida da criança.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques