10.1 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

AMPLIAÇÃO CMEIS

Beltrão abre mais de 400 novas vagas em Cmeis

Município pretende implantar cinco novas estruturas nos próximos anos.


Cmei Aquarela, no Centro, é uma das 21 estruturas da educação infantil de Beltrão. Foto: Leandro Czerniaski/JdeB.

JdeB – Os centros de educação infantil de Francisco Beltrão iniciaram o ano com maior capacidade de atendimento. Cerca de 430 novas vagas foram abertas pela Secretaria de Educação após estudos e adequações que permitiram ampliar a quantidade de alunos sem grandes reformas ou implantações.

A secretária Rosa Vandresen (Educação) cita  que uma das mudanças foi em relação ao atendimento no berçário. “Neste ano entrou em vigor uma nova lei reduzindo o número de alunos do berçário por professor. Analisamos os locais em que era possível atender mais bebês, devido ao espaço físico, e ampliamos o número de professores, o que nos permitiu ter salas com 15 alunos e três educadores, em vez de dez alunos e dois professores”, explica.

Outras alterações foram feitas em alguns espaços dos Cmeis, abrindo novas turmas. E o remanejamento de alunos permitiu criar vagas de meio período. “Tem famílias que necessitam do Cmei somente no turno da manhã ou tarde, então fizemos esse ajuste para contemplar mais crianças”, detalha Rosa. Atualmente, a rede de educação infantil tem 21 Cmeis.

- Publicidade -

Novas unidades

Apesar de absorver parte da demanda, ainda há fila de espera por vagas. Por isso a Prefeitura quer ampliar o número de creches na cidade, criando pelo menos cinco novas estruturas nos próximos anos. O Cmei do Pinheirão já está em construção e há outros quatro com projetos protocolados junto ao Estado ou governo federal: para o Bairro São Francisco; um no Terra Nossa; um no Sadia; e outro no São Cristóvão.

Professores PSS convocados

O ano letivo iniciado na semana passada também começou com uma ação emergencial de contratação de professores. Como o último PSS (processo Seletivo Simplificado) tinha validade até o fim de 2024, a Prefeitura precisou lançar um novo processo para chamar professores temporários. São quase 180 professores que já iniciaram os trabalhos ou estão sendo convocados nesta modalidade. “Não é somente a ampliação de profissionais, mas boa parte dessas contratações diz respeito à recomposição do quadro de professores, que estava defasado com o fim do PSS em 2024”, justifica a secretária. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques