12.3 C
Francisco Beltrão
sexta-feira, 13 de junho de 2025

Edição 8.225

13/06/2025

O ESPORTE QUE QUEREMOS

Beltrão agora é Selo Prata em gestão do esporte

A secretária de Esportes, Ilda Schmitz, disse que já tem a documentação necessária para buscar o Selo Ouro no processo de planejamento.


Equipe da Secretaria de Esporte de Francisco Beltrão que esteve na semana passada em Toledo, onde aconteceu o Primeiro Encontro Regional de Gestores do Esporte, evento promovido pela Superintendência do Esporte do Paraná. Foto: Assessoria.

Por Adolfo Pegoraro – O Governo do Estado do Paraná instituiu recentemente o programa “O Esporte Que Queremos”, que é uma métrica para acompanhar melhor o processo de planejamento do esporte nos 399 municípios paranaenses. Com isso, a Secretaria Estadual do Esporte instituiu selos de certificação, que são divididos em bronze, prata, ouro e plus, conforme o avanço na gestão municipal do esporte. A secretária de Esporte de Francisco Beltrão, Ilda Schmitz, assumiu a função em 2 de janeiro de 2025 com o Selo Bronze, mas em 100 dias de administração já conseguiu, junto com sua equipe, evoluir para o patamar Prata. A certificação veio na semana passada, dia 24, em Toledo, onde aconteceu o 1º Encontro Regional dos Gestores do Esporte do Estado do Paraná, evento promovido pela superintendência do Esporte do Governo do Paraná.

“O Esporte Que Queremos” surgiu de uma proposta de verticalização do sistema esportivo, cuja base estruturante parte das diretrizes da Lei Geral do Esporte, oferecendo aos gestores esportivos municipais de todo o estado do Paraná subsídios para contribuir com o delineamento de políticas esportivas municipais, além de apontar as principais ferramentas de gestão para a estruturação de um sistema esportivo. Entre essas ferramentas estão o planejamento, bem como a gestão e governança, criação de conselhos, fundos de investimentos e legislação para o esporte.

“Nós ficamos muito felizes em conseguir o selo prata de gestão do esporte, mas já temos a documentação necessária para buscar o selo ouro, que é a ativação do Conselho Municipal do Esporte e do Fundo Municipal do Esporte. Já saiu o decreto com os nomes dos representantes de cada modalidade que vão participar do conselho, que vai debater em conjunto as políticas públicas do esporte de Francisco Beltrão”, comenta Ilda Schmitz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques