Beltrão
Francisco Beltrão começa nesta semana a subfase 3 do plano de reabertura gradual do comércio e setor empresarial, conforme confirmou ao JdeB o secretário de Saúde Manoel Brezolin. A principal mudança, editada a partir do Decreto 350 de 3 setembro, é o aumento da capacidade de público de 75 para 100 pessoas. O novo texto ainda deve ser publicado pela prefeitura, quando passará a valer com restrições ao decreto original.
[relacionadas]
A alteração de público é válida nos casos em que 100 pessoas não exceda 50% da capacidade total e contempla casas de eventos, teatros, cinemas, clubes, associações recreativas, áreas comuns, playgrounds, piscinas, academias em condomínios e lounges.
Casas noturnas, casas de shows e boates com pista de dança ainda deverão seguir a medida da subfase 2, que regulamenta para lotação máxima de 75 pessoas, desde que isso não ultrapasse 50% da capacidade do local. A mesma determinação vale para tabacarias, que devem seguir o determinado na subfase 2 com lotação máxima de 75 pessoas, e as práticas esportivas, que devem continuar sendo realizadas com até 35 pessoas.
Educação não volta
Instituições de ensino públicas e privadas que deveriam voltar na subfase 3 com capacidade para 50% de alunos permanecem sem data de retorno.
Segundo Brezolin, o retorno às aulas é estudado por outra equipe que avalia riscos e demais medidas adotadas no Estado do Paraná.
Subfases x casos
A subfase 3 é a última etapa antes de se chegar à fase azul, quando fica determinado o distanciamento social seletivo leve e o isolamento social apenas para o grupo de risco. As atividades não essenciais têm, nessa fase, proibições leves.A primeira subfase começou no dia 14, quando o município registrou a 21ª morte pela Covid-19 e tinha 1.316 casos positivos e 1.181 recuperados da doença. Na segunda subfase, dia 25, Beltrão registrava a 24ª morte e já tinha 1.436 casos totais e 1.294 recuperados. A terceira subfase, que deve começar esta semana, acontece quando o município já tem 26 mortes pela Covid-19 e um total de 1.614 casos e 1.476 recuperados.O aumento percentual no período é de 22,6% nos casos e de 23% nas mortes.
Apesar do aumento, Brezolin defende que o afrouxamento nas medidas é viável. “No pico mais alto, no final de agosto, tínhamos uma média de 31 casos por dia e, hoje, nossa média é 10 novos casos por dia. Mas seguimos analisando, podendo voltar atrás caso haja alguma mudança. A gente espera que todos estejam conscientes para que colaborem”, justifica, apelando à população sobre o respeito às normas de distanciamento, uso de máscara e uso de álcool em gel.
A fase verde é penúltima antes da fase branca, quando haverá liberação irrestrita.
Região chega a 9,7 mil casos com defasagem na atualização de dados
Dados analisados pelo Jornal de Beltrão apontam para 110 novos casos de Covid-19 na região Sudoeste do Paraná de sexta-feira, dia 9, até ontem, dia 13. Apesar disso, a defasagem nos dados indica que número poderia ser bem maior. Isso porque pelo menos 15 municípios não haviam atualizado os dados desde a sexta-feira, ou possuíam atualizações muito antigas, que datam do início de outubro.
Na análise dos casos em que foi possível fazer a análise, a soma total apontou para um salto de 9.648 para 9.758 casos. No mesmo período foram três óbitos a mais e 147 novos recuperados.