Beltrão
Hoje e amanhã acontece em Francisco Beltrão o seminário sobre a produção de leite, com enfoque principal nas instruções normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura e Agricultura (Mapa). Estas INs tratam das novas regras de produção e padrão de qualidade do leite.
O seminário será no auditório do Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, a partir das 13h30. Serão duas turmas, uma em cada tarde. Beltrão não é apenas o maior município em população do Sudoeste, mas o maior produtor de leite também.
Devem participar produtores do município que poderão tirar dúvidas sobre as novas normas do setor. Estes seminários estão sendo realizados em todas as regiões do Paraná e municípios do Sudoeste para orientar os produtores, já que quem não se adequar será impedido de entregar leite para as agroindústrias, mesmo que mude de uma empresa para outra.
A iniciativa deste encontro é da Secretaria Municipal de Agricultura e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Emater, Adapar, Iapar, Associação dos Municípios do Sudoeste e a Associação de Secretários Municipais de Agricultura (Assema).
No ano-safra 2017-2018 foram produzidos em Francisco Beltrão 81,6 milhões de litros de leite. A movimentação financeira com esta atividade chegou a R$ 105.264,000.
Os dados são do Valor Bruto da Produção, do Deral, da Seab.