
Cerca de 60 famílias do bairro Industrial, que residem nas proximidades do futuro Lago Boa Vista, serão beneficiadas com a rede coletora de esgoto. A realização da obra foi confirmada na noite de segunda-feira, 22, em reunião organizada pelo vereador Alfonso Bruzamarello (PTB), com participação de Celço Arisi, gerente do escritório regional da Sanepar em Francisco Beltrão.
A rede a ser implantada terá 1.200 metros de extensão e atingirá trechos das ruas Antônio de Paiva Cantelmo, Camboriú, Manoel Vieira, Brusque e Blumenau. Outra boa notícia é que não haverá custos, já que o projeto será bancado pela Sanepar. Os moradores pagarão apenas pela ligação interna, da casa até o ponto que ficará na calçada – cerca de R$ 45 por ligação. A previsão é que a obra comece em no máximo 30 dias e que seja concluída neste ano.
O vereador Alfonso participou de todos os encaminhamentos e das negociações com a empresa, até que o pleito fosse viabilizado. Leila Huppes e Inácio Pereira, que falaram em nome dos moradores, enfatizaram que atualmente as fossas existentes naquela região causam uma série de transtornos e a conquista da rede de esgoto é uma questão de saúde pública, além de valorizar os imóveis.
Mobilização de moradores
Ao final do encontro foi formada uma comissão, visto que a mobilização naquela região continua em busca de outras conquistas, com prioridade para melhorias na iluminação pública, coleta regular do lixo, asfaltamento de ruas, limpeza dos terrenos baldios públicos e particulares, construção de um Centro Municipal de Educação Infantil e a conclusão do Parque Ambiental, dentre outras reivindicações.
A rede coletora de esgoto atende cerca de 66% das residências do perímetro urbano de Francisco Beltrão.