Através da parceria em que moradores pagam apenas o paver, Prefeitura dá mão de obra e produtos complementares para construir calçadas no centro e bairros.

Mais de 600 m² de calçadas já foram construídas em vários pontos da cidade através do programa Novos Caminhos, da Prefeitura de Francisco Beltrão. Por meio do programa, o governo municipal incentiva a construção de novos passeios fornecendo a mão de obra e produtos complementares, como o pó de pedra e a areia, e os moradores compram apenas o paver.
O prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) vistoriou algumas calçadas do Novos Caminhos e destacou que a parceria melhora a segurança de pedestres. “A questão da acessibilidade de pedestres era uma demanda que tínhamos, mas que agora vamos conseguir melhorar em muito graças à parceria que fizemos com os próprios moradores. Fica um trabalho bem-feito, bonito e que, acima de tudo, beneficia o tráfego de pessoas, sem risco de queda ou atropelamento”, afirmou o prefeito.
Neto visitou os locais acompanhado do diretor de Mobilidade Urbana, Alberto Andrade, que coordena o recém-criado departamento.
O principal objetivo do programa é suprir um deficit de calçadas existentes hoje em Beltrão. Além de não estarem padronizados, muitos dos espaços dedicados aos pedestres estão danificados ou não são pavimentados e tomados pelo mato, gerando cerca de 30% das reclamações que chegam até a Secretaria de Urbanismo.
Os proprietários de imóveis interessados na parceria devem aderir ao programa, realizando um cadastro junto à Secretaria de Urbanismo, que vistoria o local e, aprovando o projeto, autoriza e programa a execução do serviço. Atualmente, seis calçadas novas são feitas toda semana através do Novos Caminhos, que inicialmente está priorizando ruas dos binários e as principais vias dos bairros.
A nova proposta é uma das primeiras do recém-criado Departamento de Mobilidade Urbana, que tem como principal objetivo a articulação e implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, criada a partir da lei federal 12.587.
