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Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Beneficiários com auxílio liberado não estão conseguindo sacar os R$ 600

Em alguns casos, o sistema não funciona como deveria, e também não aponta soluções, forçando os trabalhadores a ir até as agências.

 Uma das reclamações é a fila de espera virtual do app Caixa Tem;

quando chega a vez de acessar, o usuário não consegue fazer o login.

Trabalhadores informais que têm direito ao auxílio emergencial estão enfrentando dificuldades para conseguir acessar os valores repassados pelo governo. Por regra, cada pessoa que se enquadra nos critérios deve receber três parcelas de R$ 600 – o valor sobe para R$ 1.200 no caso de mães solo, que são chefes de família.

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Alguns desses casos têm chegado ao Poupa Tempo, que está realizando uma força-tarefa de orientação e auxílio aos beneficiários. “A grande maioria das pessoas busca a orientação de como fazer o cadastro mesmo, ou de vir verificar porque está em análise, ou foi recusado, mas também algumas pessoas nos procuraram para verificar o procedimento para saque, porque estavam tendo problemas para gerar o código”, explica a coordenadora da unidade da Cidade Norte, Regiane de Oliveira.

Um dos problemas verificados pelo JdeB é no aplicativo Caixa Tem. Um beneficiário que já teve o auxílio liberado tenta há três semanas encaminhar o saque, mas inicialmente precisa aguardar em uma fila de espera virtual e quando acessa o app não consegue fazer o login. “Mesmo colocando as mesmas informações do cadastro, aparece CPF ou email inválido ou até mesmo que o e-mail já existe, bem confuso”, afirma. Não há, também, opções para rever dados ou outra forma de acesso. “O único meio de tentar algo diferente é refazer todo o cadastro e esperar a nova liberação, mas aí corre o risco de perder tudo.”

Outra leitora enfrenta um problema semelhante: o cadastro foi aprovado e a informação recebida era de que o valor teria sido depositado na conta indicada, mas até agora a parcela não foi repassada. “Fui na Caixa buscar orientação e falaram que precisava aguardar. Agora aparece uma mensagem no aplicativo de ‘pagamento sendo processado’, mas sem data prevista pra receber”, conta a estudante, que trabalhava como garçonete.

App congestionado
Nas últimas semanas, beneficiários de todo o Brasil vinham enfrentando problemas para acessar o Caixa Tem. A justificativa do banco é o alto tráfego, que tem congestionado o acesso ao aplicativo. Um dos problemas gerados é a procura por uma solução junto às agências, o que tem levado muitas pessoas para as filas – contrariando recomendações de distanciamento –, em cenas que se tornaram comuns nos últimos dias. Ontem, em Francisco Beltrão, funcionários da Prefeitura estavam do lado de fora das agências para orientar o pessoal.

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