No município são mais de mil famílias com crianças na rede estadual de ensino que estão recebendo os alimentos.

O Governo do Estado anunciou na semana passada que está distribuindo kits da merenda escolar para 231 mil alunos da rede estadual de ensino cadastrados no Programa Bolsa Família. No Núcleo Regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão, que compreende 20 municípios, são 4.830 beneficiários do Bolsa Família nas escolas estaduais, sendo que somente em Francisco Beltrão são 1.030 famílias. Somando as escolas estaduais, municipais e Apaes, o total é de 10.160 famílias na região.
É o caso da Sandra Barbosa, moradora do Bairro Cristo Rei, que está desempregada e tem seis filhos em casa para sustentar. Além de receber o seu auxílio do Governo Federal, que agora aumentou por causa da pandemia, ela recebe a merenda escolar para reforçar as refeições das crianças. “Pra nós está sendo muito importante essa merenda escolar, não é fácil pra trabalhar com todas essas crianças em casa. Toda semana vem o alimento, leite, bolacha e frutas, tudo ajuda nesse período. Não tá fácil de cuidar de tantas crianças sem as aulas, tem as tarefas pra fazer, os cuidados da casa. Ainda que meu filho mais velho tem 13 anos e me ajuda a cuidar dos outros, mas tá complicada a situação”, comenta Sandra, que recebeu a reportagem do JdeB em sua casa nesta semana.
[relacionadas]
“A merenda escolar destina-se neste período de suspensão das aulas para os estudantes cadastrados no Programa Bolsa Família. Além destes, as famílias em situação de vulnerabilidade (pertencentes ao cadastro único) também podem ser contempladas, se tiver kit suficiente. Escolas com a nossa demanda, e a quantidade de merenda, geralmente contempla somente os do Bolsa Família e alguns do cadastro único. O kit de merenda é entrege a cada 15 dias, e contempla produtos perecíveis (agricultura familiar, tem toda entrega) e não perecíveis (SEED). Os quais serviriam como merenda, no recreio da escola, se tivéssemos aula presencial”, comenta Lucia Rocha, diretora do Colégio Estadual Tancredo Neves, de Francisco Beltrão. “Nós, do Tancredo, fizemos uma parceria com a Assistência Social do município, e então, organizamos os kits na escola, o Cras faz a entrega para as famílias, uma vez que eles realizam e têm acesso aos cadastros de todas as famílias, além de conhecerem seus endereços. O retorno das famílias é satisfatório. Entendemos que essa ação auxilia bastante no orçamento familiar. Temos algumas famílias que nos procuram querendo receber a doação. Nós, educadores do Tancredo, já organizamos uma ação paralela a essa do governo, arrecadando cestas básicas, produtos de higiene e limpeza e entregamos às famílias que legalmente não podem receber da merenda. No entanto, não é sempre que podemos fazer isso. Para as famílias que de fato necessitam, a entrega da merenda é suficiente”, complementa a diretora.
