15.9 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 17 de junho de 2025

Edição 8.227

17/06/2025

Beneficíos são expostos aos empresários

Beneficíos são expostos aos empresários

O presidente da cooperativa de crédito Sicoob-Cresud de Francisco Beltrão, Loacir Santos, e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Laurentino Risso, falaram aos diretores da Acefb e autoridades locais sobre os benefícios do cooperativismo. A exposição foi feita na reunião semanal da Acefb da última terça-feira, 27.
Fundado há cerca de sete anos, o Sicoob-Cresud possui hoje 790 contas de comerciantes locais e mantém 13 funcionários.
Loacir explicou que a cooperativa de crédito cobra taxas administrativas e de juros menores que os bancos para a prestação de serviços e empréstimos. “Recursos (financeiros) que iriam para fora do município acabam ficando aqui”, destacou o presidente do Sicoob. Ele apresentou Adalberto Possebom, ex-funcionário do Banco Santander de Beltrão, como novo gerente de negócios do Sicoob-Cresud.
A captação mensal da cooperativa de crédito gira em torno de R$ 8 milhões na agência Sicoob-Cresud de empresas do comércio do município. Loacir e Laurentino destacaram o apoio que o sistema cooperativo está recebendo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele tem enfatizado a importância principalmente das cooperativas de crédito pelas baixas taxas de juros que cobram dos cooperados e das cooperativas de produção agropecuária, que estão investindo na verticalização da produção (construção de agroindústrias) para agregar valor às matérias-primas compradas dos cooperados.
Na semana passada, diretores do Sicoob-Cresud participaram em Curitiba do Congresso Brasileiro de Associações Comerciais. Um palestrante do Canadá falou sobre cooperativismo de crédito no país e suas ramificações. No Canadá, as cooperativas funcionam ao lado das igrejas.

Elogios
O presidente da Acefb Alexandre Pécoits informou na reunião que o sistema de cooperativismo de crédito foi alvo de comentários elogiosos no Congresso Brasileiro de Associações Comerciais, realizado de 21 a 23 de julho, em Curitiba. O Sebrae deve assinar em breve um convênio com algumas cooperativas de crédito para fomentar o surgimento de novas cooperativas neste setor.
Caberá ao Sebrae auxiliar no processo de constituição das cooperativas, mobilizar os 25 sócios fundadores em cada cidade para abrir uma cooperativa, auxiliará na elaboração dos documentos necessários e nas consultas junto ao Serasa e ao Banco Central.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques