A biblioteca que homenageia dr. Sadi José de Marco (in memorian), se destaca pelo grande acervo jurídico.

Sandra Sanczoski e a bibliotecária Elisandra Berté na atual biblioteca do Cesul.
Foto: Assessoria
Desde o início da sua história, no ano 2000, o Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior), preocupa-se em ter uma biblioteca com excelente acervo bibliográfico para oferecer ótimas condições de estudo e pesquisa aos seus alunos. Desse modo, tornou-se uma das maiores bibliotecas jurídicas do Sudoeste e conta com 21.000 exemplares que podem ser utilizados pelos acadêmicos, professores e colaboradores. A partir de 2017, também iniciou a aquisição de obras para o curso de Administração.
A equipe é formada por três profissionais: a bibliotecária Elisandra Berté, que atua há nove anos em biblioteca universitária, sendo cinco destes no Cesul; a auxiliar Sandra Sanczoski, com 20 anos de experiência, atuando há mais de dez na instituição; e a estagiária Deigla Piccolotto. A bibliotecária Elisandra é formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG), com especialização em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas. Ela destaca a visita feita pelo MEC e o ótimo conceito recebido. “Na avalição do curso de Direito, em 2018, a biblioteca obteve nota máxima. A equipe avaliadora fez relatos positivos sobre as excelentes condições de acessibilidade, segurança, organização, limpeza, e por também ter uma grande quantidade de material disponível para seus acadêmicos e professores”.
Investimento contínuo
O Cesul tem buscado, a cada ano, inovar. Em 2019 foi adquirida a licença de uso do sistema de biblioteca virtual da Pearson Education do Brasil, que conta com mais de oito mil títulos online e os alunos têm acesso simultâneo de qualquer lugar. “Essa licença conta com mais de 25 editoras e 400 instituições parceiras. Em caso de falta de acesso à internet, a biblioteca virtual possibilita o download de até dez obras off-line. E é permitido até 50% das obras para acesso em formato impresso. Também contamos com sistema informatizado de empréstimo e devolução, de renovações e pesquisas online. Além de que os alunos recebem e-mail dos seus empréstimos e devoluções; através do facebook e instagram, são informados sobre novos livros, avisos e esclarecimentos de qualquer dúvida”, comenta Elisandra.
No momento, a biblioteca está funcionando na entrada principal, ao lado da recepção – mas esse local é provisório, pois está sendo construído um moderno e amplo espaço, que proporcionará melhores condições de pesquisas e estudos. O horário de funcionamento é pela manhã, das 8h ao meio-dia, e à noite, das 17 às 23h – em dias de prova também funciona no período da tarde.
Elisandra enfatiza a importância de uma biblioteca de qualidade na formação acadêmica. “No momento de uma escolha entre uma instituição ou outra, é de suma importância verificar o quanto a biblioteca está inserida no meio acadêmico, o quanto ela é completa e atualizada. Faz diferença na formação do aluno, pois auxilia na informação além da sala de aula”.
Homenagem
A biblioteca recebeu o nome de dr. Sadi José de Marco, renomado advogado que foi professor da instituição, além de ter contribuído com a doação à instituição do seu acervo particular.