9.6 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Bispo dará posse aos novos pároco e vigário

Beltrão

Na missa de hoje, às 19 horas, na Igreja Matriz São José, do Bairro Vila Nova, em Francisco Beltrão, serão empossados o novo pároco e vigário, respectivamente padres José Vieira de Sousa, 56 anos, e Edison Mateus, 39 anos. Ambos pertencem à congregação dos sacerdotes Missionários do Sagrado Coração (MSC). A celebração religiosa será presidida por dom Edgar Ertl, bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

Padre José Vieira estava trabalhando no Seminário de Filosofia da congregação MSC, em Curitiba. Padre Edilson trabalhou em uma Paróquia de Cuiabá (MT). Eles sucedem os padres Airton Grespan, que pediu licença por 12 meses, e Beltrand De Veter, transferido para Florianópolis (SC). Os novos pároco e vigário já estão trabalhando na Paroquia São José desde janeiro. Estão no processo de conhecimento das comunidades, fazendo reuniões com as lideranças e celebrando missas. A Paróquia São José abrange 15 capelas, seis na cidade e nove no interior.

A congregação dos padres MSC coordena a Paróquia São José desde sua fundação, pela Diocese, na década de 1970. Os novos pároco e vigário têm alguns desafios: trabalhar com as comunidades mais urbanas de Beltrão, entre os bairros Padre Ulrico, Conjunto Esperança e Assentamento Terra Nossa, onde há muitos moradores e pessoas pobres; o desafio do trabalho no interior, pois muitos jovens continuam deixando suas famílias do meio rural para vir morar e trabalhar na cidade, e estão permanecendo as pessoas idosas no interior.

- Publicidade -

No meio urbano o desafio também será trabalhar com a comunidade universitária, já que o Cesul, Unioeste, Unipar e a Unisep estão praticamente na área de abrangência da Paróquia.

Os sacerdotes seguem o carisma da congregação MSC, que é o Sagrado Coração de Jesus. “O desafio é fazer o coração de Jesus ser amado e encarar os novos desafios que estão se apresentando”, diz o padre José. Ele enalteceu também a ajuda que o padre Harry Van Briel – Ari – presta à Paroquia. “É uma ajuda imprescindível na nossa comunidade”, destacou.

Padre Edison falou também sobre os contatos com a comunidade local. “É um povo muito acolhedor, religioso, tem sido muito carinhoso com a gente”, disse. E o padre José complementou: “Estamos nos sentindo em casa.”

Padre Edison destacou que “nós estamos aqui para poder continuar o trabalho que já vinda sendo feito e para fazer outros trabalhos e esse trabalho será feito em comunhão com a diocese”.
Toda a dinâmica paroquial que já vinha sendo feita pelo padre Airton continuará e serão criadas novas dinâmicas para a comunidade. “Nosso trabalho está sedimentado naquilo que o papa Francisco fala: não esquecer de ser o pastor, ter o cuidado com as ovelhas e caminhar junto com a comunidade. Continuamos atendendo as pessoas nas quartas e sexta-feiras na secretaria paroquial”, diz o padre José.

Padres Edison Mateus e José Vieira de Sousa que assumem oficialmente a Paróquia São José.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques