
a presença das câmeras, que estão bem acima
delas. Mas o sistema garante a segurança.
“Não vejo como uma invasão, pelo contrário. Creio que as câmeras de vigilância ajudam na proteção de nossos alunos e auxiliam no dia a dia da escola”. Essas foram as palavras de Salete Matik, diretora da Escola Municipal Maria Basso Dellani, sobre a instalação do sistema de monitoramento por câmeras de segurança em instituições de ensino.
Além da Maria Basso Delani, outras escolas já tiveram os equipamentos instalados, são elas: São Cristóvão, Pedro Algeri, Nossa Senhora do Sagrado Coração, Frei Deodato, Bom Pastor, Rubens Amélio Bonatto e Madre Boaventura. Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, a intenção é que as 21 escolas e os 16 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) recebam os aparelhos.
O objetivo maior é que as câmeras monitorem a movimentação nas instituições e em seus arredores, mas sem interferir no trabalho de professores e no cotidiano dos alunos. As câmeras são discretas e são colocadas em lugares de área comum, ou seja, locais de “obrigatório” acesso como corredores, pátios, saguões e portões de entrada e saída. As câmeras não foram colocadas em salas de aula, porque o intuito não é inibir os educadores, nem tampouco vigiá-los.
Outra ação que pode ser controlada por meio das câmeras é o vandalismo. Muitas escolas sofreram com depredações nos últimos meses e com o sistema de monitoramento será possível verificar quem são os responsáveis e tomar as providências.
Segurança para todos
Para a diretora Salete, da Maria Basso Dellani, as câmeras funcionam como uma espécie de proteção. “Os pais aprovaram, os professores também, todos gostaram. Nós nos sentimos mais seguros após a instalação dos equipamentos”. Os alunos também parecem não se importar e muitos nem notam que estão sendo “filmados”. Conforme a secretaria, o conjunto é composto por uma média de sete câmeras, gravador de imagens, computador e software.
As imagens ficam gravadas por 30 dias e podem ser acessadas pela direção da escola, sempre que acharem necessário. A empresa Yes Telefonia de Francisco Beltrão venceu a concorrência e é responsável pela instalação das câmeras.