É mais uma alternativa da CDL e da Prefeitura para movimentar o comércio.

Elói Bortolini Júnior, Thamy Oldoni e Cristiane Beier Dal Bem, grávida de sete meses de Lorena, no espaço de quitutes, na Mavidal.
Fotos: Leandra Francischett/JdeB
“É atrativo”, diz Elói Bortolini Júnior, enquanto provava os quitutes na loja Mavidal. Ele se refere às atividades do “Arraiá de Beltrão”, que iniciou quinta-feira e encerra hoje. Com o slogan “Pipoca, pinhão e ofertas de montão”, são oferecidas atrações como músicas e danças folclóricas; comidas e bebidas típicas, através dos Microempreendedores Individuais (MEIs), além da participação do Grupo de Idosos, CTGs, Clube da Viola e escolas, para citar alguns exemplos.
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“Acho legal as pessoas participarem. É uma motivação para entrar na loja; algo cultural, que não pode passar em branco”, comenta Thamy Oldoni. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com Sicoob e com a Prefeitura de Beltrão, especificamente o Departamento de Cultura e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.
Sabina Urbanowiski, gerente da Mania de Calçar, acredita que seja um chamariz. “Isso incentiva o cliente a entrar na loja para degustar um quentão, café ou chá e, principalmente, por causa das promoções. Esperamos que haja uma reação, para contribuir com as vendas.”

Funcionários caracterizados
Segundo Sabina, é um momento para o consumidor prestar mais atenção nas lojas, que estão decoradas com bandeirinhas, balões e cartazes de ofertas. Além da ambientação, algumas lojas investiram no modelito dos funcionários, que usaram, em geral, camisas xadrez, remetendo ao caipira das festas juninas, como aconteceu na Arte & Sedução Moda Íntima.
“O clima de festa motiva as pessoas a comprarem. Quando há motivação, há mais consumo, porque as pessoas estão mais alegres”, declara Agnaldo Oliveira, gerente da Yellow Modas, que costuma participar de ações como essas e já considera a participação na segunda edição.
Boa adesão dos comerciantes
Ladi Dal Bem, presidente da CDL, destaca que a iniciativa teve boa adesão dos comerciantes, que investiram nos atrativos, por isso, deve haver uma segunda edição. “O diferencial é que os descontos são oferecidos de forma mais descontraída”, comenta Ladi.
Mariah Ivonete da Silva, diretora de Departamento de Cultura, destaca que é um momento de festividade e a intenção é resgatar a tradição das grandes festas, a exemplo do que aconteceu quinta-feira e ontem, no Calçadão. O objetivo para 2019 é organizar algo ainda maior.