Mensagens publicitárias voltadas à comunidade empresarial e a profissionais liberais serão veiculadas em rádios, TVs, jornais e outdoors.

Na reunião da Acefb, diretores de veículos de comunicação falaram da importância de se investir em publicidade: Romeu Jr (TV Guará), Sérgio Jonikaites (Jornal Novo Tempo),
Adolfo Pegoraro (Ação TV e JdeB), Adriano Amaro (Ádamo) e Adair De Toni (Onda Sul).
Foto: Darce Almeida
A primeira etapa da campanha para estimular as empresas locais e profissionais liberais a investir em propaganda começou ontem. A iniciativa é do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC), da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), e conta com a participação de veículos de comunicação e agências de publicidade e propaganda. A campanha se assemelha a outras que visam estimular os negócios na própria cidade.
Ontem, a reunião semanal Café Acefb teve como tema “Publicidade, como a sua empresa pode usar esta força para a retomada da economia”. O encontro expôs opiniões e informações de profissionais ligados a alguns veículos de comunicação do município. Foram citados aspectos da campanha e salientada a importância dos investimentos em marketing, em plataformas digitais, veículos de comunicação e agências de publicidade.
A coordenação foi do jornalista Adolfo Pegoraro, da Ação TV e Jornal de Beltrão, e a transmissão se deu pelas páginas do Facebook, da Acefb e Ação TV. Participaram do encontro Adriano Amaro, coordenador do NIC e diretor da Agência Ádamo de Publicidade; Adair de Toni, diretor da Rádio Onda Sul FM; Romeu Júnior, jornalista e apresentador do Programa Tribuna da Massa, da TV Guará/Rede Massa de Comunicação; Sérgio Jonikaites, diretor do Jornal Novo Tempo; e Tarsízio Carlos Bonetti, presidente da Acefb.
Mostrar a cidade para a região
Sérgio Jonikaites disse que as empresas devem investir em espaços publicitários nos veículos de comunicação — jornais, rádios, TVs e nas agências de publicidade. “Francisco Beltrão é uma cidade-polo, muita gente vem pra cá, temos que mostrar a cidade para os moradores de Pinhal de São Bento, Capanema, entre outros”, observou.
Rádio se mantém vivo
Adair de Toni, diretor da Rádio Onda Sul FM, comentou que “o rádio tem sobrevivido a muitas intempéries. Muitos se perguntam: com tantas plataformas digitais e meios de diversão, o rádio vai sobreviver? O rádio sobrevive e um dos motivos é que você não precisa ficar sentado ou fazendo outra coisa pra ouvi-lo”. E acrescentou que o streaming e a própria internet estão sendo usados pelas emissoras para chegar ao público ouvinte.
Veículos de comunicação x credibilidade
Romeu Júnior, apresentador do Programa Tribuna da Massa, da TV Guará/Rede Massa de Comunicação, seguiu o mesmo tom dos que o antecederam, dizendo que, “a TV, como rádio e o jornal, é veículo off-line, mas uma pesquisa do Instituto Datafolha durante a pandemia verificou o índice de confiança das pessoas e a TV ficou em primeiro lugar, o jornal em segundo e o rádio em terceiro”.
Romeu destacou que “nunca as pessoas procuraram estar tão informadas como agora” e que “isso vem ao interesse das empresas em investir em publicidade”. Adair de Toni defendeu que as empresas passem a utilizar os serviços das agências de propaganda e publicidade para preparar os seus anúncios.
Planejar os investimentos
Adriano Amaro, da Agência Ádamo e do NIC, comentou que cada meio de comunicação tem o seu público e seu horário. O jornal, ressaltou, tem um público fiel e as redes sociais possibilitam a interação entre empresas e consumidores. Mas como as empresas devem fazer para chegar ao público consumidor? Adriano aconselhou que façam um estudo antes do investimento em marketing e publicidade. “Tem que pensar de forma planejada, tem que avaliar os resultados disso”, salientou. As empresas devem pensar, juntamente com as agências, nos 4Ps: produto, praça, preço e promoção.
Adriano disse, ainda, que “a publicidade move a economia, faz a economia e as coisas girarem”. Ao falar sobre a campanha para o JdeB, o coordenador do NIC disse que haverá outras etapas. Nesta primeira fase, a intenção é a sensibilização da comunidade empresarial e a divulgação de peças publicitárias em rádios, TVs, jornais impressos, outdoor e na página do Facebook do NIC.
Os participantes da campanha
Jornais: Jornal de Beltrão, Folha do Sudoeste, Jornal Novo Tempo e Opinião
Rádios: Anawin FM, Educadora AM, Massa FM, Onda Sul FM, Princesa e Super Jovem FM
TVs: TV Beltrão e TV Guará/Rede Massa
Agências de publicidade: Ádamo, LOOM, Xis
Gráfica: Gráfica Beltrão
Apoio: Acefb
Iniciativa: NIC