Atualmente estão em construção 11 unidades de saúde e cinco escolas.

Os recursos financeiros para continuidade das obras nas áreas de educação e saúde em Francisco Beltrão estão assegurados pelo governo federal. A garantia foi dada terça-feira, 22, ao prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) e ao vice, Eduardo Scirea (PT), que mantiveram audiência no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e o FNS (Fundo Nacional da Saúde), em Brasília, para acompanhar os projetos.
A preocupação maior do governo municipal era com os repasses de recursos para obras que já estão em andamento no município. “Temos muitos projetos em fase de implantação junto ao governo federal, que tem sido um grande parceiro de Francisco Beltrão, com investimentos em várias áreas. A garantia dos repasses de recursos para as obras nos coloca em uma situação mais segura sobre o andamento das construções”, afirmou o prefeito Cantelmo Neto.
Atualmente, 11 unidades de saúde estão sendo construídas com recursos do Ministério da Saúde, além de outras que estão em reforma. Na educação, são cinco escolas em construção: Pedro Algeri, no Bairro Miniguaçu; São Cristóvão, no Bairro Industrial; 15 de Outubro, no Jardim Floresta/Primavera; Nossa Senhora de Fátima, na comunidade de Nova Concórdia; e Juscelino Kubistchek, na Vila Rio Tuna. Mais uma deve iniciar nos próximos dias, a Escola Municipal Epitácio Pessoa, em Seção Jacaré. Todas estas obras estão sendo executadas com verbas do governo federal. A administração municipal é parceira com a disponibilidade dos terrenos.
No convênio entre União e Município, o governo federal repassa os recursos em parcelas, conforme o andamento das obras. Além destas obras, está sendo construído o Centro de Bolão, ao lado do Parque Ambiental da Cidade Norte, no Bairro Pinheirinho. Além do FNDE e FNS, Neto e Scirea também participam nesta terça de audiência na Secretaria de Aviação Civil (SAC) para acompanhar o andamento do projeto de modernização do Aeroporto Paulo Abdala.