
Lideranças comunitárias e educacionais acompanharam a visita do secretário de Educação, Viro de Graauw, e do prefeito Antonio Cantlemo Neto (PMDB), ontem, 1º, à Escola Municipal XV de Outubro e ao Centro de Educação Infantil Zelir Vetorello, no Jardim Floresta, em Francisco Beltrão. O vereador Roberson Fieira (PT) e o diretor de obras da Secretaria de Educação, Aldair Cambui, também acompanharam as vistorias.
O governo municipal verificou as estruturas visando atender demandas e para analisar mudanças de espaços, já que o bairro ganhará uma nova escola municipal. A ideia inicial é que, após a conclusão da obra, o centro municipal, que funciona em um espaço aquém do que necessita, seja transferido para onde hoje está a escola.
“Com o novo local, podemos ampliar o atendimento da creche, que atualmente funciona em um espaço que historicamente foi sendo ampliado sem o devido planejamento, tornando-se um ambiente que não é o ideal para o desenvolvimento das crianças”, afirmou o prefeito Neto. Desde o ano passado, por exemplo, o berçário da creche está desativado após um laudo da Defesa Civil constatar risco em uma área de ampliação, que tinha rachaduras.
A comunidade deverá auxiliar a administração municipal na busca de espaços adequados para uma possível reabertura do berçário e para a instalação de novas salas, de forma provisória, para a escola.