17.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Carnês de IPTU serão entregues a partir de 13 de fevereiro no Espaço da Arte

Seguindo o IGPM, o imposto teve um reajuste de 9,69% este ano.

Em Beltrão, o índice utilizado para corrigir o IPTU é o IGP-M.

Foto: Leandro Czerniaski/JdeB

Os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Francisco Beltrão serão distribuídos entre os dias 13 de fevereiro e 15 de março. A entrega funcionará nos mesmos moldes do ano passado. Os contribuintes devem retirar os carnês no Espaço da Arte e no Poupa Tempo. A equipe da Prefeitura atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

- Publicidade -

O imposto teve um reajuste de 9,69% este ano. O secretário municipal de Finanças, Elois Felício Rodrigues, informa que o acréscimo segue o o índice do IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado) referente ao período de dezembro/ 2017 a novembro/ 2018. No ano passado, o IGPM foi de 2,8%.

“Este ano o reajuste ficou um pouco maior, mas é o mesmo índice que está definido em lei municipal (Código Tributário Municipal) há 20 anos. Por mais que quiséssemos mudá-lo, valeria só para o ano que vem. Vamos imaginar que fosse escolhido outro índice, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), por exemplo, como depende de uma variação de mercado, não há garantia que no ano que vem ele seja menor que o IGPM.”

Para pagamentos à vista até dia 15 de março haverá desconto de 10%. Também será possível parcelar em até seis vezes. O município tem um total de 34 mil contribuintes e a expectativa é que pelo menos 25 mil carnês sejam entregues. No ano passado, entre pagamentos em dia e com atrasos, o IPTU rendeu ao município 13,5 milhões. Para 2019, a previsão é de R$ 15 milhões. O diretor do Departamento de Tributação, Fabio Wosniak, orienta a população a não deixar para retirar o carnê na última semana, quando o aglomero de pessoas é maior e possivelmente haja filas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques