Modelo foi produzido por mais de 60 anos no País.

Em 2 de setembro de 1957 saía da linha de produção a primeira Kombi produzida pela Volkswagen no Brasil. A data se tornou o Dia Nacional da Kombi e um pretexto para reunir os amantes do modelo de perua mais popular do mundo, fabricada de forma ininterrupta no País por mais de 60 anos.
Em Francisco Beltrão, uma carreata de Kombis – batizada de Kombiata – também celebrou a data. O grupo saiu em frente à Unipar, percorreu as principais ruas e avenidas e terminou no Calçadão, na última segunda, feriado nacional. Esta foi a forma encontrada pelos kombistas Gilson Rafael e Ageu Harloch para reunir os entusiastas do modelo.
“A gente não reúne só quem é proprietário de Kombi, mas também o pessoal que tem alguma ligação e gosta do veículo. Neste passeio, muita gente foi de carona e a ideia é essa, de fazer com que o grupo seja pra compartilhar histórias, trocar informações sobre peças, acessórios, restaurações, achar um modelo específico para compra…”, explica Ageu.
O grupo KomBeltrão se organiza pelas redes sociais, foi criado há cinco anos e ainda é tímido, mas vem crescendo. Na primeira carreata, foram apenas oito veículos; neste ano a quantidade já dobrou e com o tempo os organizadores querem aumentar o número de participantes do passeio e, conforme sejam flexibilizados eventos, realizar encontros com as famílias. E o pessoal não discrimina o estilo: pode ser quem prefere as clássicas corujinhas, as versões pick-up, furgão, os motoristas escolares ou quem transformou em food truck ou motorhome.
“Várias gerações criaram um laço afetivo, de alguma forma com a Kombi. É um veículo que remete muito à família e que muitas pessoas têm uma ligação sentimental, viveram bons momentos, criaram memórias que são preservadas junto com o modelo”, completa Ageu.
Quem tem interesse em participar do grupo, pode entrar em contato pelos WhatsApp 99917-2161 (Ageu) ou 99906-1334 (Gilson).

Um passeio pelas ruas de Beltrão até o Calçadão celebrou o Dia Nacional da Kombi,
que marca também os 73 anos de produção do primeiro modelo no País.
Fotos: Divulgação/KomBeltrão