O cartório de registro civil agora funciona próximo ao trevo da Cattani e pode oferecer novos procedimentos por meio do Ofícios da Cidadania.

João Carlos Rodrigues (juiz de paz), juíza Carina Daggios, Stela Maris Cavalheiro, Arion Cavalheiro Jr. e Francisco Moisés Cavalheiro,
prefeito Cleber Fontana e Elizabete Regina Vedovatto (Irpen) no corte da fita no novo espaço.
Foto: Leandro Czerniaski/JdeB
Um espaço maior, com mais opções de estacionamento e conforto aos usuários foi apresentado na noite de segunda-feira, dia 4, pela equipe do Cartório de Registro Civil Arion Toledo Cavalheiro Jr. O novo espaço fica na Rua Campo Largo, próximo à Zeni Motors, no Bairro São Cristóvão, e possui local para arquivos, atendimento, escritórios e sala para celebrações de união civil.
Na cerimônia de inauguração do novo local, o oficial Arion explicou que a mudança era necessária para oferecer mais comodidade aos usuários, principalmente por ser um ponto menos movimentado, o que deve melhorar a acessibilidade e estacionamento de quem precisa ir ao cartório. “As pessoas que vêm aqui, geralmente, são idosos, mães de recém-nascidos, enfim, um público que precisa de um atendimento mais diferenciado”, resumiu. O serviço funcionava na Rua Romeu Lauro Werlang, próximo à Pio-X.
Outra novidade apresentada por Arion é que o cartório está firmando convênios por meio do Programa Ofícios da Cidadania e passará a oferecer novos serviços, como emissão de CPF, RG, Carteira de Trabalho e Passaporte, entre outros. Atualmente, o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais realiza casamentos, certidões de óbitos, nascimentos, emancipações e interdições, além de outros procedimentos.
O cartório também pretende aproveitar a localização privilegiada para celebrar casamentos de forma diferente. Arion diz que vai requerer à Prefeitura o uso da Praça Francisco Comunello para realizar os atos de uniões civil.
Presenças
Amigos, colegas e autoridades prestigiaram a reinauguração do cartório, como a juíza da Vara da Família, Infância e Juventude, Registros Públicos e Previdenciários, Carina Daggios, a presidente do Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná, Elizabete Regina Vedovatto, e o prefeito Cleber Fontana (PSDB). “Quando a gente vê, dia após dia, as empresas daqui se revitalizando, apresentando novidades e fazendo inaugurações, vemos que o trabalho dos pioneiros da cidade – a exemplo do seu avô, Arion, que dá nome à principal avenida [Julio Assis Cavalheiro] – deu resultado para Beltrão ser hoje o maior município da região e que se prepara para os 100 mil habitantes”, afirmou o prefeito Cleber Fontana durante a cerimônia.
História
O cartório está na família Cavalheiro há 52 anos e foi assumido por Arion Cavalheiro Júnior após o falecimento de seu pai, há 20 anos. No evento de apresentação do novo espaço, muitas menções à família e antepassados foram feitas – inclusive, a placa de mais de 50 anos do cartório está preservada na entrada do prédio. Atualmente, Arion também preside a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR), principal entidade do segmento.