6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Cartórios de registro civil agora podem emitir CPF

Serviço demora poucos minutos e o cidadão já sai com o documento em mãos.

Arion Cavalheiro, que fez o CPF do filho Francisco.

Foto: Niomar Pereira/JdeB

Francisco Moisés Cavalheiro, 8 anos, foi o primeiro beltronense a fazer o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) em cartório de Registro Civil de Francisco Beltrão. Desde 1º de julho, os cartórios de Registro Civil do Brasil estão aptos a realizar atos de inscrições, alterações, consultas e emissão de segundas vias de CPFs à população. O convênio foi firmado entre a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

- Publicidade -

Ontem, a emissão do CPF durou em média cinco minutos e Francisco, filho do cartorário Arion Cavalheiro, já recebeu sua carteirinha com o CPF. Até então, os cartórios podiam emitir o CPF apenas para recém-nascidos, serviço que começou a vigorar há cerca de quatro anos. Agora, além de agências dos Correios e bancárias, os cartórios também podem prestar este serviço. “A vantagem é que agora estamos colocando à disposição da sociedade mais oito mil postos (cartórios) para emissão de CPFs e com horário mais extenso do que da rede bancária”, comenta Arion, presidente da Arpen-Brasil.

O serviço permitirá ao cidadão sair do cartório já com o documento regularizado para sua utilização e, nos casos em que o sistema interligado com a Receita Federal apontar a necessidade de complementação do atendimento, o acompanhamento da situação poderá ser feito de forma on-line pelo site, mediante entrega de login/senha ao cidadão.

Arion reforça, contudo, que algumas alterações no CPF, que decorrem de pendências, continuam sendo feitas apenas na Receita Federal. O custo para emissão ou alteração do CPF é de R$ 7. Arion salienta que os cartórios receberão muitos outros serviços que irão ajudar a facilitar a vida do cidadão, agilizando a emissão de documentos como RG (Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), demandas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), passaporte etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques