
JdeB – Segunda-feira, 8, aconteceu a solenidade de diplomação dos eleitos para o Executivo e Legislativo de Franciso Beltrão coordenada pela Justiça Eleitoral.
O professor Gabriel recebeu o diploma de “Inclusão em Ação” da Justiça Eleitoral – representou a coordenadora do CAS, Dani Mendes. Durante o horário gratuito nas emissoras de rádio e TV local, profissionais da Língua Brasileira de Sinais (Libras) atuaram nos programas dos candidatos expondo as propostas deles à comunidade surda.
Os Centros de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS) visam à inclusão social e educacional da comunidade surda, a orientação quanto aos serviços de apoio pedagógicos complementares e suplementares no Atendimento Educacional Especializado aos estudantes surdos e a oferta de formação inicial e continuada aos profissionais da educação de surdos.
São instituições mantidas e subordinadas à Secretaria de Estado da Educação do Paraná, por meio dos Núcleos Regionais de Educação onde estão sediados.
Os CAS têm como finalidade a disseminação da política de inclusão vigente e a valorização da diversidade linguística dos estudantes surdos do Paraná, difundindo o uso da Libras para familiares e comunidade em geral e promovendo a formação continuada de profissionais da educação de surdos do Paraná (Instrução Normativa Seed/Sued 20/2018).
Os centros estão instalados em Apucarana, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá e Umuarama. No CAS de Beltrão atuam os profissionais Dani Mendes, Pedro, Murilo Nogut, Salete, Maiara Rossin, Gabriel Trovatto e Ketlen Cavasini.