O centro de formação tem 120 quartos, com 240 camas, amplo refeitório, cozinha, área de estacionamento e demais dependências de hospedagem.
Pastoral da Comunicação e JdeB – A Casa de Formação Divino Mestre, da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, foi colocada à disposição para a hospedagem dos profissionais envolvidos na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. O pedido foi feito pelo vice-prefeito Antônio Pedron, de Beltrão, ao padre Sergio Algeri, ecônomo da Diocese. O bispo diocesano, dom Edgar Xavier Ertl, aprovou o pedido e está dando todo o apoio. A Casa de Formação já está sob a coordenação do vice-prefeito e sua equipe.
[relacionadas]
A Casa de Formação de Lideranças é utilizada para eventos pastorais e movimentos diocesanos e do clero. São 120 quartos, com 240 camas, amplo refeitório, cozinha, área de estacionamento e demais dependências de hospedagem. O padre Sergio Algeri confirmou que, ao receber o pedido, e a anuência do bispo dom Edgar, o pleito do município foi atendido prontamente. “A Igreja está também engajada e colaborando em tudo no enfrentamento à Covid-19”, frisou padre Sergio.

Tudo organizado
O vice-prefeito Antônio Pedron, que integra a Comissão Municipal de Defesa Civil, explicou como está ocorrendo a utilização da Casa de Formação de Lideranças. “Já tivemos alguns profissionais hospedados lá, mas está tudo preparado e, caso a pandemia chegue em larga escala, nós temos um lugar especial para alojar o pessoal da linha de frente”, disse Pedron.
Ele confirmou que a Diocese “entregou a Casa” para a sua equipe, que foi organizada com vigias, zeladores, serventes e camareiras. Pedron explicou que os profissionais que tratam dos pacientes do coronavírus são também “de alto risco”, não sendo aconselhável que voltem para suas casas e constituam ameaça de contágio para seus familiares.
Devem ser alojados no centro de formação profissionais de saúde — médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem e outros — do Hospital Regional e de outras instituições de saúde de Beltrão que estejam na linha de frente. Padre Sergio Algeri informou que a Casa de Formação está entregue para a utilização do município por tempo indeterminado.
Hospital de campanha
Antonio também foi indagado sobre a ideia aventada na semana passada de implantação de um hospital de campanha, ou seja, uma estrutura transitória para acolher pacientes da Covid-19. Ele respondeu que “na atual conjuntura não há necessidade”. Mas, se for necessário, essa estrutura será montada.
