5.9 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Ceebja: jovens e adultos diante de uma nova oportunidade na vida

 

A fachada do Ceebja, na Av. União da Vitória.

O Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) de Francisco Beltrão, iniciou suas atividades em 1985, como uma entidade cuja característica principal era o ensino personalizado e atendimento à expressiva clientela evadida de cursos regulares ou supletivos seriados e àqueles que não tiveram oportunidades de escolaridade, bem como àquele que, em função do trabalho, não tinha condições de participar da escola regular com frequência obrigatória. 

Esta característica perdurou até o ano de 1996, com o surgimento da LDB – 9.394/96, que possibilitou um novo olhar para a EJA e a definiu como uma modalidade da educação básica nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, com especificidade própria que, como tal, deveria receber um tratamento consequente. A partir dos estudos da Lei, foram instituídas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Os cursos poderiam ser presenciais ou semipresenciais. No caso desse estabelecimento, optou-se pelo sistema semipresencial com avaliação no processo e frequência mínima de 30% da carga horária de cada disciplina, cuja proposta pedagógica foi construída seguindo os parâmetros curriculares nacionais de cunho neo-liberal. No período de 2001 a 2005, vigorou esta proposta, porém já em 2003 iniciaram estudos para a construção de uma proposta curricular, que tem como princípio filosófico a pedagogia histórico-crítica. 

- Publicidade -

Esta proposta foi construída coletivamente e está em vigor desde 2006. É uma proposta pedagógica que se articula com os eixos: cultura, trabalho e tempo, onde a cultura compreende toda a forma de produção da vida material e imaterial e compõe um sistema de significações envolvido em todas as formas de atividade social, como elemento de mediação da formação humana quando se torna objeto da educação que se traduz, na escola, em atividade curricular. 

O trabalho compreende uma forma de produção da vida material a partir do qual se traduzem distintos sistemas de significação. O trabalho tem sido um dos fatores que leva os educandos da EJA a retornarem à escola para elevação do nível de escolaridade e atender às exigências do contexto econômico atual. O tempo para os educandos da EJA é bem diversificado, tendo em vista a especificidade da modalidade de ensino, que busca atender o tempo de que o educando dispõe, para se dedicar aos estudos. 

O aluno pode optar em frequentar as aulas na organização coletiva preferencialmente ou na organização individual, conforme a necessidade. Hoje o ensino é presencial, com avaliação no processo e uma carga horária de 1.932 horas/aula para o Ensino Fundamental e 1.440 para o Ensino Médio. Segue o calendário oficial, porém obedece a carga horária da disciplina em curso.

Atualmente o Ceebja conta com um quadro funcional constituído por: 6 agentes educacionais I; 6 agentes educacionais II; uma secretária, uma diretora, uma diretora- auxiliar, 6 pedagogas, 3 pedagogas com a função de coordenação das APEDs (Ações pedagógicas descentralizadas) e 68 professores do Ensino Fundamental e Médio incluindo o curso Técnico em Informática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques