
O secretário de Assistência Social de Francisco Beltrão, Felipe Guerios, concedeu entrevista à Rádio Educadora, em abril, para avaliar as ações desenvolvidas nos primeiros 100 dias da nova gestão municipal. Segundo Guerios, os primeiros meses foram de reestruturação dos serviços. “Conseguimos reestruturar os nossos serviços nos centros de convivência, especialmente nos Cras e no Cres, onde organizamos os fluxos de atendimento, o que impacta diretamente na forma como o usuário está sendo atendido.”
Entre as ações destacadas, está o trabalho com a população em situação de rua, com encaminhamentos para tratamento de saúde e retorno às cidades de origem. “Temos avançado, mesmo que a passos lentos, com relação ao projeto, com a ação integrada.”
Outro ponto citado na entrevista foi a implantação do Centro de Referência da Mulher Brasileira, voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência, cuja inauguração ocorreu no dia 11 de abril. Guerios também mencionou o monitoramento dos beneficiários do Bolsa Família como parte das ações permanentes da secretaria.
Durante a entrevista, Adolfo Pegoraro abordou o funcionamento do Banco de Doações, projeto ligado à assistência social. Guerios explicou como o serviço foi reorganizado no início do ano. “A pessoa que quer doar entra em contato com o banco, eles fazem a retirada do item. A família que deseja receber precisa procurar o Cras, que analisa a solicitação e repassa ao Banco de Doações.”
Os itens doados, como móveis, passam por reparos antes de serem entregues às famílias cadastradas. “Às vezes o guarda-roupa está um pouquinho bamba, eles organizam, pregam, e depois fazem a entrega.”
Outro programa destacado foi o dos Centros de Convivência Intergeracional (CCIs), com unidades nos bairros Adrea Meurer, Seju, Sensibilizar e no Centro de Convivência do Idoso. “Estamos finalizando o início de abril com mais de dois mil atendimentos dentro dos centros de convivência.”
A programação incluiu colônias de férias, oficinas e a ampliação da equipe por meio de processo seletivo simplificado (PSS). Guerios ressaltou que o objetivo é garantir qualidade de vida aos usuários “em aspectos de saúde, de atendimento e de opções para se fazer também”.