19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Chuva foi acima do previsto e com
granizo, mas sem estragos em Beltrão

Pedras que caíram em Beltrão eram pequenas e não causaram grandes prejuízos. Foto: Flávio Pedron/JdeB


Uma frente fria vai interromper as semanas de tempo quente em pleno inverno e já trouxe chuva à região. Em Francisco Beltrão choveu 113,8 mm no sábado e domingo, segundo o Simepar: foi a cidade da região com os maiores volumes de precipitação no fim de semana.

O Rio Marrecas e córregos tiveram a vazão aumentada, mas sem pontos de transbordamento. Domingo, a enxurrada causou pontos de alagamentos ocasionais, até que as galerias pudessem dar conta do volume maior de água que caiu em poucos minutos.

A chuva veio acompanhada de temperaturas baixas – chegou a 5 graus na estação e-Clima – mas o tempo mais abafado de domingo de manhã foi um prenúncio para a chuva de granizo que atingiu vários municípios. As pedras de gelo caíram de forma rápida, mas não foram capazes de causar grandes estragos. Segundo a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, o órgão não foi acionado na região. No Corpo de Bombeiros de Beltrão, ao menos dez famílias foram buscar lonas para cobrir as casas.

- Publicidade -

O engenheiro mecânico Marcelo Da Corregio, que reside no Bairro Miniguaçu e registra diariamente as condições do tempo, calculou que as pedras que caíram foram insuficientes para causar estragos. “O tamanho médio das pedras foi de 1,65 cm. Caíram a 55,6 km/h, com 2,14 gramas cada e 26 gramas de impacto equivalente”, postou em um grupo que acompanha o tempo na região. Para se ter uma ideia, no granizo de 2018 as pedras tinham cerca de 5 cm de diâmetro e 56 gramas, o que gerava velocidade maior e impacto equivalente a mais de 2 kg.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques