Defesa Civil prevê que fortes pancadas de chuva serão uma constante na estação.

o alagamento de domingo, dia 18. (Foto: Defesa Civil)
Uma chuva forte que começou na madrugada de domingo, 18, e se estendeu até o meio da tarde causou alagamentos em diversos pontos de Francisco Beltrão, além de um deslizamento de terra sobre a Rua Buenos Aires, no Bairro Jardim Seminário. A chuva parou, os pontos de alagamento baixaram até o fim do dia, mas o perigo de enchentes não passou.
Segundo Esmeralda Gusmão, secretária executiva da Defesa Civil de Francisco Beltrão, o alerta para a primavera, e também para o verão que se aproxima, é de que pancadas de chuva fortes como a de domingo serão frequentes no município e na região, com risco de mais alagamentos.
A chuva de domingo chegou a marcar 146,8 milímetros em Beltrão, e afetou também outros municípios. A previsão para os próximos dias é de pancadas de chuva e descargas atmosféricas.
Fenômenos naturais se intensificam
Esmeralda comenta que já existem diversos alertas, desde 1990, de que o clima está se tornando cada vez mais instável, devido à ação do homem sobre a natureza. “A ONU já alertou que os fenômenos naturais iriam se intensificar. Onde há seca, vai ter mais seca. Onde há chuvas, mais chuva”, diz ela.
Além disso, o espaço de tempo entre catástrofes, como as enchentes, está reduzindo e fatores climáticos que não aconteciam começaram a ocorrer, como o furacão em Francisco Beltrão no ano passado.