5.3 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 24 de junho de 2025

Edição 8.231

24/06/2025

Claro instala torres e prepara ativação para outubro

Claro instala torres e prepara ativação para outubro

A operadora de telefonia celular Claro deve iniciar atividades na região Sudoeste em outubro. A empresa, pertencente à companhia mexicana Telmex, colocará torres e ERBs (estações rádio-base) de telefonia celular em 11 municípios do Sudoeste e passará a concorrer com as operadoras Vivo e TIM.
A Porto Seguro Engenharia, empresa especializada em construção de ERBs, foi contratada pela Erickson para a realização dos serviços de construção civil, aterramento, sistema elétrico, urbanização e fundação das torres da Claro. ?A parte de equipamentos é com a Erickson, que instala para a Claro?, relata Samir Atallah Haun Filho, engenheiro mecânico e civil da Porto Seguro Engenharia.
Equipe de trabalho – A empreiteira de Belo Horizonte (MG) colocou 100 pessoas para trabalhar na montagem das estruturas para a Claro no Sudoeste e em Quedas do Iguaçu. Mas o engenheiro ressalta que há pessoas da própria empresa que se deslocaram à região para trabalhar e pessoas terceirizadas, parte delas contratadas no Sudoeste, visando auxiliar os trabalhos.
Segundo Samir, praticamente todas as obras estão concluídas, exceto em Realeza e Dois Vizinhos. ?Em Dois Vizinhos falta edificar a torre e em Realeza falta a liberação técnica?, explica. Em Francisco Beltrão, a Claro vai compartilhar a torre da TIM Celular no bairro Miniguaçu, e instalará uma torre nos fundos do prédio da Brasil Telecom, no centro, e uma torre no bairro Novo Mundo.
A intenção da operadora é colocar todo o sistema de telefonia integrada no mês de outubro. Antes de o sistema começar a funcionar os técnicos na área de telefonia celular devem fazer testes nas cidades. No Paraná, a Porto Belo Engenharia está executando serviços de implantação da telefonia celular para a Claro em 66 municípios, além dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Samir destaca que ?em todos os municípios do Paraná, principalmente no Sudoeste (a empresa) teve muito apoio das prefeituras na liberação de alvarás e na agilidade para que saísse a documentação?. O plano de expansão da Claro no Paraná já estava previsto desde o ano passado.


Municípios que serão contemplados ? Francisco Beltrão, Pato Branco, Dois Vizinhos, Clevelândia, Coronel Vivida, Chopinzinho, Ampere, Realeza, Barracão/Dionísio Cerqueira, Palmas e Santo Antônio do Sudoeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques