Projeto está sendo viabilizado com apoio do deputado Ademar Traiano.

Leandro Czerniaski – Um projeto que envolve a prefeitura, governo do Estado e a Fundação da Unidade Rotária de Beltrão (Furbe) pretende construir uma nova estrutura para dar suporte às atividades dos clubes de Rotary da cidade. A intenção é usar a área onde está a usina do conhecimento, ao lado da atual sede da Furbe, para edificar um espaço semelhante à Casa de Chás, no Bairro Industrial.
A proposta inicial era utilizar a estrutura da usina do conhecimento, mas a reforma e adequações no espaço se mostraram inviáveis. “Devido ao modelo do projeto e à deterioração que vem de anos o custo para a reforma ficaria maior que da construção de uma obra nova”, aponta o secretário de Administração, Antônio Carlos Bonetti.
Inaugurada no fim dos anos 90, a usina foi construída em um terreno doado pela Furbe à Prefeitura e Estado. O local já abrigou diversas atividades, inclusive a biblioteca pública, e há cinco anos foi desativado e repassado novamente à Fundação Rotária.
Dados os altos custos da reforma, a diretoria e curadores da Furbe formularam uma nova proposta. “Fomos atrás de apoios e tivemos a sinalização positiva do prefeito Cleber Fontana e do deputado Ademar Traiano para construir um espaço multiuso, que vai servir para diversas atividades”, afirma Alcindo Huning, presidente da Fundação.
Por meio do deputado Traiano, o Estado deve viabilizar R$ 1 milhão para o projeto, que usou como base a obra da casa de chás. A complementação dos recursos para a obra será feita pelo Município e a Furbe irá bancar o mobiliário e equipamentos.

Furbe já planeja equipar o local
Na noite da última quarta-feira, inclusive, foi sorteada uma ação entre amigos da Fundação que buscava recursos para fazer um caixa que vai equipar o espaço. A Energy Sol doou um kit fotovoltaico de 5.7 kWp, e o premiado foi Jandir Azevedo. Alcindo cita que a intenção é fazer regularmente algumas promoções destinadas à buscar recursos para a nova sede.