
Cerca de 250 professores dos centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Francisco Beltrão participaram da formação de orientações sobre planejamento nos dias 9, 10, 16 e 17 de junho. Os encontros aconteceram com os professores do berçário, do maternal e da pré-escola. Este foi o 3º encontro para planejar as atividades a serem desenvolvidas com as crianças de 0 a 4 anos.
O planejamento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação da professora Claudia Liston Antonietti. “No primeiro encontro, falamos sobre a importância do planejamento; no segundo, enfatizamos a contação de histórias e orientamos sobre as atividades pedagógicas que o professor deve trabalhar em cada faixa etária e neste terceiro encontro falamos sobre a importância do movimento corporal e sugestões de atividades significativas, para que o professor possa trabalhar durante cada semana do mês baseado nas Diretrizes do Referencial Curricular Nacional para cada faixa etária de 0 a 4 anos, com objetivos, eixos, vivência (atividades) e contextualização (conteúdos)”, comentou a professora.
Durante os encontros, os professores trocam informações sobre as práticas educativas trabalhadas nas unidades.
Importância do planejamento
A Educação Infantil representa a primeira experiência da educação escolar na vida da criança. É de fundamental importância que esse processo educativo esteja voltado para o desenvolvimento integral, evidenciando a indissociabilidade de suas características cognitivas, afetivas, físicas, sociais e culturais.
Assim, o dia a dia de uma criança numa instituição de ensino, sobretudo num Cmei, deve ser cautelosamente planejado, desde a chegada da criança na instituição até o momento de ir embora. “Organizar o cotidiano das crianças pressupõe pensar uma sequência básica de atividades diárias que favoreçam o brincar, o descobrir, o aprender, nos quais a criança possa interagir com brinquedos e objetos do conhecimento físico e social, para que possa gradativamente adaptar-se a outro grupo social diferente da família – a Escola”, completou Claudia.