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Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Cmeis planejam as práticas pedagógicas

 

Reunião de planejamento com os professores.

 

Cerca de 250 professores dos centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Francisco Beltrão participaram da formação de orientações sobre planejamento nos dias 9, 10, 16 e 17 de junho. Os encontros aconteceram com os professores do berçário, do maternal e da pré-escola. Este foi o 3º encontro para planejar as atividades a serem desenvolvidas com as crianças de 0 a 4 anos. 
O planejamento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação da professora Claudia Liston Antonietti. “No primeiro encontro, falamos sobre a importância do planejamento; no segundo, enfatizamos a contação de histórias e orientamos sobre as atividades pedagógicas que o professor deve trabalhar em cada faixa etária e neste terceiro encontro falamos sobre a importância do movimento corporal e sugestões de atividades significativas, para que o professor possa trabalhar durante cada semana do mês baseado nas Diretrizes do Referencial Curricular Nacional para cada faixa etária de 0 a 4 anos, com objetivos, eixos, vivência (atividades) e contextualização (conteúdos)”, comentou a professora. 
Durante os encontros, os professores trocam informações sobre as práticas educativas trabalhadas nas unidades.

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Importância do planejamento
A Educação Infantil representa a primeira experiência da educação escolar na vida da criança. É de fundamental importância que esse processo educativo esteja voltado para o desenvolvimento integral, evidenciando a indissociabilidade de suas características cognitivas, afetivas, físicas, sociais e culturais.
Assim, o dia a dia de uma criança numa instituição de ensino, sobretudo num Cmei, deve ser cautelosamente planejado, desde a chegada da criança na instituição até o momento de ir embora. “Organizar o cotidiano das crianças pressupõe pensar uma sequência básica de atividades diárias que favoreçam o brincar, o descobrir, o aprender, nos quais a criança possa interagir com brinquedos e objetos do conhecimento físico e social, para que possa gradativamente adaptar-se a outro grupo social diferente da família – a Escola”, completou Claudia.

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